Bolsistas PRH-ANP/UFERSA participam de evento nacional

Pesquisa, PRH-ANP/UFERSA 3 de abril de 2023. Visualizações: 558. Última modificação: 04/04/2023 14:39:14

Integrantes dos Programas de Formação de Recursos Humanos em Petróleo e Gás da ANP durante reunião anual realizada no Rio de Janeiro (RJ) em março de 2023. Foto: cedida/arquivo pessoal.

Estudantes de graduação e mestrado da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) participaram de um evento promovido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) entre os dias 27 e 29 de março no Rio de Janeiro. Além dos estudantes, a equipe da UFERSA foi composta pelo professor Frederico Ribeiro do Carmo e pela pesquisadora Ruza Gabriela Macedo. Eles estão à frente do PRH-ANP 55 da UFERSA, um dos 54 Programas de Formação de Recursos Humanos em Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis da ANP, atualmente executado em diferentes instituições do país.

De acordo com a coordenação do evento, a Reunião Anual de Avaliação (RAA) teve como objetivo avaliar “o desempenho dos Programas, suas contribuições para o atendimento às demandas do mercado de trabalho e identificar necessidades de correção do rumo das atividades desenvolvidas”.

Giovana Danino, Ruza Macedo, Frederico Carmo, Kaline Silva e Marcos dos Santos Filho representaram a Ufersa no evento. Foto: arquivo pessoal/cedida.

Os trabalhos apresentados pelos bolsistas vinculados à UFERSA tiveram em comum a preocupação com a preservação do meio ambiente ou a apresentação de soluções para os casos em que algum dano já ocorreu. Veja abaixo a relação das pesquisas realizadas na universidade:

Potencial de aplicação da água produzida na irrigação do girassol em diferentes fases fenológicas
Autora: Giovana Soares Danino (Bolsista de mestrado)
Orientador: Prof. Dr. Francisco de Assis de Oliveira

Remediação por espécies forrageiras em solo contaminado com derivados de petróleo
Autora: Kaline Soares da Silva (Bolsista de mestrado)
Orientador: Prof. Dr. Daniel Valadão Silva

Avaliação dos parâmetros de reservatório e do aquífero atuante no ajuste de histórico em um reservatório de óleo pesado
Autor: Marcos Antonio dos Santos Filho (Bolsista de graduação)
Orientador: Prof. Dr. Antonio Robson Gurgel

Saiba mais sobre o evento clicando aqui.