Começa mais uma etapa do Projeto sobre Cuidados Intermediários e Hospitais de Território

Ensino, Eventos 30 de março de 2023. Visualizações: 340. Última modificação: 30/03/2023 16:52:36

Projeto nasceu de uma parceria com a Itália, estabelecida em 2019, quando foi criado o Projeto de Pesquisa em Rede de Cooperação Internacional com o Semiárido- REDE PRECISA/Fotos: Cedidas

Com a formação das equipes técnicas de nove municípios, começou nesta semana a primeira etapa do Projeto sobre Cuidados Intermediários e Hospitais de Território. Esta etapa visa à remodelação do arranjo dos hospitais de pequeno porte. O Projeto nasceu de uma parceria com a Itália, estabelecida desde 2019, quando foi criado o Projeto de Pesquisa em Rede de Cooperação Internacional com o Semiárido- REDE PRECISA.

“A partir daí vários projetos foram desenvolvidos entre as instituições de Mossoró, dentre elas UFERSA, UERN, Hospital Maternidade Almeida Castro e Prefeitura de Mossoró, com parceria com universidades europeias e com o apoio da REDE UNIDA Internacional, BRASA e AYFO”, lembrou a professora do curso de Medicina da Ufersa, Andrea Taborda.

Ainda segundo a professora Andrea, em 2021, os projetos desenvolvidos resultaram num grande projeto guarda-chuva, chamado “Sonhação”, que além das entidades locais e já participantes trouxeram mais parcerias nacionais, como: o Icepi-ES, Centro de medicina indígena de Manaus, Fiocruz Manaus, Escola de Saúde Pública do Maranhão e UFPB. “Este projeto engloba vários eixos que nascem de experiências exitosas ocorridas em diferentes localidades com o apoio das instituições que compõem essa grande rede”, explicou.

A professora citou como resultado desse trabalho os eixos de formação de agentes populares na área da saúde, Consultório familiar, formação de médicos de família e os Cuidados Intermediários e Hospitais de Território, é então consolidada essa parceria com a Região da Emília-Romagna na Itália.

Juntamente com os parceiros locais, em novembro de 2022, com a realização do II Seminário Internacional de Cuidados Intermediários a articulação e, a adesão de 9 municípios, inspirados nos arranjos dos Hospitais Comunitários Italianos, que se propõem a repensar e construir o arranjo de seus hospitais de pequeno porte. Participam do Projeto os municípios: Janduís, Grossos, Tibaú, Upanema, Mossoró, Felipe Guerra, Messias Targino, Pau dos Ferros e Umarizal.

Professores participam de capacitação na Itália/Fotos: cedidas

WORKSHOP – Em fevereiro de 2023, correu em Bolonha, na Itália, o 14° Workshop internacional do Laboratório Ítalo-brasiliano de formação, pesquisa e prática em saúde coletiva. A professora Andrea Taborda e a enfermeira Lorrainy Solano foram apresentar a participação da UFERSA, UERN e Maternidade Almeida Castro no projeto durante o evento e participar da organização dos eixos do projeto com os parceiros Italianos e brasileiros.

Especificamente no Projeto dos Hospitais de Território nessa primeira etapa será trabalhada a formação das equipes técnicas dos municípios com elaboração dos projetos locais dos Hospitais de Território, com apoio da Plataforma Sabia, que finalizará em junho com a vinda da delegação Italiana para Mossoró. “Na segunda fase, prevista para o segundo semestre de 2023, haverá a organização operacional para desenvolvimento e implementação dos projetos construídos e formação dos trabalhadores da saúde”, adiantou a professora Andrea Taborda.