Equipe do Hospital Veterinário da Ufersa vacina animais em comunidades de Mossoró

Extensão, Saúde 29 de março de 2023. Visualizações: 473. Última modificação: 29/03/2023 15:44:11

Iniciativa que beneficiou moradores de comunidades de Mossoró foi realizada no último sábado, dia 25. Foto: arquivo pessoal/cedida.

Um grupo formado por residentes e estagiários da área de Clínica Médica de Pequenos Animais do Hopistal Veterinário da Universidade Federal Rural do Semi-árido (HOVET-UFERSA), participou de um programa de vacinação itinerante em comunidades de Mossoró no último sábado, dia 25 de março. A ação de extensão imunizou 50 cães e foi promovida em parceria com integrantes do Laboratório Multinacional MSD Saúde Animal e representantes da ONG AMPARA Mossoró.

O trabalho foi realizado em parceria com integrantes do Laboratório Multinacional MSD Saúde Animal e representantes da ONG AMPARA Mossoró. Foto: arquivo pessoal/cedida.

“Com o período de chuvas, a gente percebe o aumento de casos tanto de cinomose quanto de parvoviroses”, disse disse Amanda Brás, residente em Clínica Médica de Pequenos Animais no Hovet. De acordo com ela, iniciativas como essa são eficientes para conscientizar os tutores sobre a existência de vacinas que podem prevenir doenças respiratórias e infeccionas comuns nesta época do ano. “Com essa campanha a gente também consegue mostrar o trabalho realizado pelo Hospital Veterinário da Ufersa”, completa Amanda.

Os animais que se encontravam em adequado estado de saúde, sobretudo os adultos, receberam uma dose da vacina Nobivac® DHPPi+L. Além disso, os tutores receberam cartões de vacinação personalizados pelo Laboratório MSD. A distribuição dos cartões, de acordo com equipe, aumentou o interesse da população pela campanha e serve para orientar quanto à necessidade das próximas doses da vacina.

O professor Kilder Dantas Filgueira, médico veterinário do HOVET/UFERSA, explica que um dos objetivos desta ação foi iniciar um programa de “vacinação em rebanho”. Segundo ele, essa expressão, que foi popularizada durante campanhas de vacinação contra a Covid, se refere a uma imunidade coletiva. “Quando boa parte de uma população de cães é vacinada e imunizada, a taxa de contaminação da outra parte diminui, embora esta parcela ainda não tenha sido vacinada”.

As comunidades visitadas no último sábado foram escolhidas pela ONG Ampara. De acordo com a equipe do Hospital Veterinário da Ufersa, outras campanhas semelhantes serão realizadas ao longo do ano. “Vale salientar que a vacina utilizada não protege contra a raiva”, detalha Kilder. “Assim, todos os animais devem comparecer a campanha anual de vacinação antirrábica, a ser realizada pela Prefeitura Municipal de Mossoró”.