UFERSA abre edital na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação com mais de meio milhão

Gestão, Pesquisa, Pós-graduação 28 de março de 2023. Visualizações: 990. Última modificação: 28/03/2023 10:45:26

Pesquisadores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido vão poder participar de Edital próprio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação no valor de R$ 550 mil. As inscrições dos projetos poderão ser realizadas no período de 28 de março a 26 de abril, através da página da PRPPG, no site da UFERSA. Link do Edital.

O edital é para todos os campi da UFERSA e ratifica a política de fomentar a execução de projetos capazes de solucionar problemas regionais e apoiar o fortalecimento dos grupos de pesquisa. Este é o maior edital lançado com recursos oriundos unicamente da PROPPG.

Para Centro de Ciências da Universidade estão sendo destinados R$ 80.000,00 e, R$ 20.000,00 para cada Centro Multidisciplinar (Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros). O valor a ser destinado para cada projeto selecionado é de R$ 10.000,00,  sendo que os 6 primeiras pontuações na classificação geral serão contempladas com R$ 15.000,00.

Para a reitora o valor investido em pesquisa é mais uma conquista da gestão/Foto: Eduardo Mendonça

A reitora da UFERSA, professora Ludimilla Oliveira, enfatiza que o meio milhão para a pesquisa representa uma grande conquista da gestão uma vez que o montante a ser investido em pesquisa é oriundo da própria pró-reitoria. “Anteriormente, os editais de pesquisas recebiam recursos do orçamento destinados aos Centros que por sua vez repassavam para a pesquisa e pós-graduação lançar os seus editais”, frisou a reitora.

O Edital é voltado para o custeio de projetos de pesquisas já aprovados e cadastrados nos seus respectivos departamentos. Para participar da seleção o professor deve possuir

vínculo efetivo com a UFERSA e integrante de um grupo de pesquisa certificado pela PROPPG no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Segundo o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Glauber Nunes, a chamada é um complemento do edital 65/2022 realizado para os campi fora da sede. Ao todo, somando os dois editais, são 730 mil reais com recursos próprios da PROPPG.

“A PROPPG tem buscado dialogar com todos os pesquisadores e conhecer a realidade de cada campus. A política é fortalecer os grupos de pesquisa em todos os campi da nossa instituição e reduzir as assimetrias existentes. Temos mapeado todos os grupos de pesquisa, o diagnóstico é de uma grande heterogeneidade natural devido ao histórico dos campi. Estamos buscando ações para dar oportunidade a todos os nossos pesquisadores”, afirmou.

Ainda segundo o professor Glauber trata-se de um programa a médio e longo prazos que visa não apenas custear as pesquisas, mas também ampliar a estrutura com futuros editais de material permanente já planejados pela Pró-reitoria, além da captação de recursos nos setores público e privado. O Pró-reitor comenta que editais de apoio à pesquisa serão anuais, permitindo que mais pesquisadores sejam contemplados. Além disso, editais temáticos devem ser lançados.

Outro aspecto inédito do presente edital é que cada pesquisador contemplado poderá executar as despesas por meio do Cartão BB Pesquisador-UFERSA. O pró-reitor frisa que cada edital terá sua conta específica, o coordenador do projeto terá maior facilidade nas compras, no acompanhamento da execução e na prestação de contas.

A expectativa de recursos financeiros para este edital é de 550.000,00 R$ (Quinhentos e cinquenta Reais) oriundos da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. O período para a utilização dos recursos é de 24 meses, contados a partir do recebimento do recurso, com direito à prorrogação por igual período.

A seleção e a classificação dos planos de trabalhos serão feitas pela PROPPG, contando para a avaliação da proposta, a produção acadêmica do solicitante no período de 2020 a 2023. Já a distribuição dos recursos para os pesquisadores será conforma a classificação: Fase I (Classificação Geral) – Os 06 (seis) pesquisadores com maior pontuação individual, considerando a classificação geral de todos os planos de trabalhos avaliados, serão contemplados com o apoio de 15.000,00, independente do centro ou campi no qual estiverem lotados; Fase II (Classificação dentro dos Centros) – Nesta fase, a classificação dos pesquisadores será feita dentro de cada centro, sendo contemplados os oito primeiros, conforme a pontuação obtida.