Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Professores da UFERSA vão receber retroativos das progressões

Corpo docente, Gestão 24 de março de 2023. Visualizações: 1144. Última modificação: 24/03/2023 19:46:49

A conquista é uma luta da gestão iniciada há mais de dois anos/Foto: Assecom

Docentes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido com progressões acumuladas vão ter direito a receber o benefício retroativo. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 24, pela reitora Ludimilla Oliveira, após receber da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – PROGEPE, parecer favorável da Procuradoria da Universidade. O benefício contempla a retificação dos últimos 5 anos. “Momento muito especial poder corrigir e começar o pagamento”, afirmou a pró-reitora de gestão de pessoas, Raiane Galvão.

O valor que cada professor irá receber vai depender do tempo de progressão em que aconteceu o atraso e também da classe em que o docente se encontra. “Esse valor é muito variável”, explicou o pró-reitor adjunto da PROGEPE, Antônio Franklim Viana. Na ocasião, a reitora Ludimilla Oliveira considerou a conquista como resultado de uma batalha antiga dos docentes, aliada ao trabalho árduo e persistente da equipe da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, com a colaboração da CPPD e ADUFERSA. “Temos uma gestão pautada no diálogo e no acreditar que é possível avançar”, afirmou a reitora, garantindo a execução do parecer da Procuradoria para correção, consequentemente, ganho para a categoria docente da Universidade.

Num levantamento preliminar cerca de 300 professores da UFERSA têm direito ao retroativo da progressão. A conquista é uma luta de mais de 2 anos da gestão, com um total de 7 pareceres até esse conclusivo que garante o benefício para a categoria.

“É gratificante conseguir concretizar um trabalho de impacto para carreira docente da UFERSA. Iniciamos a correção do entendimento anterior em 2020, à frente da Progepe, sempre dialogado com todas as partes envolvidas (CPPD e ADUFESA)”, afirmou Raiane Galvão. A pró-reitora reconheceu o empenho do Presidente da CPPD à época, professor Luís Morão que sempre defendeu a correção; da Representante da ADUFERSA, professora Subênia, que nunca desistiu e o trabalho incansável da Procuradoria Federal na UFERSA.

“Esta ação é um excelente exemplo de que ninguém realiza nada sozinho. Um trabalho em equipe em prol da correção de um problema histórico na Instituição para a carreira docente. Poderemos corrigir as datas de aniversario das Progressões, nos termos do Parecer e pagar o retroativo dos últimos 05 anos. Já vínhamos na execução de processos de Progressões atrasadas, porém, este Parecer é conclusivo para darmos andamento em todas as solicitações, sempre cumprindo os termos do parecer jurídico” acrescentou.

A reitora Ludimilla Oliveira classificou a conquista como mais uma de grande importância para os docentes na atual gestão. A professora lembrou os 40 códigos de vagas conquistados que representou um alívio na carga horária dos docentes de todos os cursos da instituição.

Outra conquista foi à vinda de mais 18 professores visitantes para os Programas de Pós-Graduação da Universidade que representa a valorização da pós fazendo com que cada programa tenha um especialista de ponta. “A revisão da progressão dos nossos docentes representa reconhecimento e valorização da categoria, colocando os professores numa perspectiva de crescimento”, pontuou.

Ainda segunda a professora Ludimilla Oliveira a gestão vem trabalhando para consolidar a internacionalização. “Temos um portfólio de referência na nossa instituição e precisamos trabalhar nessa valorização para a projeção dos nossos docentes a nível nacional e internacional”, concluiu a reitora da UFERSA.