Documentário popular aborda a dança de quilombolas potiguares

Arte e Cultura 21 de março de 2023. Visualizações: 568. Última modificação: 21/03/2023 12:10:28

A Associação Sociocultural da Comunidade Quilombola Picada, Localizada na área rural da cidade de Ipanguaçu/Rio Grande do Norte, está em processo de produção de um documentário que fala sobre o grupo de dança vinculado à Associação, em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

A metodologia escolhida consiste em envolver a perspectiva da produção audiovisual popular, através da qual os/as sujeitos/as participam diretamente da concepção, produção, direção e divulgação do material. O prazo para a finalização e exibição do projeto está previsto para junho de 2023.

“A parceria da Associação Cultura da Picada com a UFERSA na produção áudio visual é importantíssimo, pois irá fortalecer a memória afetiva deixada na área da dança pelos ancestrais desse quilombo; onde as gerações dialogam para firmar os laços da cultura local” (Paulo Márcio – Professor de História e Presidente da Associação sociocultural da Picada).

O projeto é coordenado de forma colegiada pela Associação Sociocultural da Picada, os Professores Ozaias Batista (DCH/UFERSA – PPGCISH/UERN) e Melquisedeque Fernandes (DCH/UFERSA – PPGCISH/UERN) e a Professora Kelci Pereira (LEdoC/UFPI) – por meio dos projetos de extensão “O campesinato pelas lentes do cinema” (UFERSA) e “Escola e Teatro Político e Vídeo Popular do PI” (UFPI). Além da bolsista Gerlayne Nunes (Agronomia/UFERSA) e do bolsista Joelton Pereira (LEdoC/UFERSA). A produção do documentário conta com o financiamento do edital PROEC/UFERSA n° 13/2022 e apoio do DCH/UFERSA e do PPGCISH/UERN.