Estudo analisa impactos da retomada das aulas após a pandemia em cidades pequenas

Pesquisa, Publicações 16 de março de 2023. Visualizações: 199. Última modificação: 16/03/2023 11:01:06

Marianna Pontarolo, docente do curso de Engenharia de Produção do campus de Angicos, analisou impactos da retomada das atividades acadêmicas após a pandemia. Foto: arquivo pessoal.

A retomada das atividades acadêmicas após a pandemia no campus de Angicos da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) motivou a realização de uma pesquisa sobre os impactos desta decisão em cidades de pequeno porte. Uma das autoras do estudo, publicado na edição mais recente da Revista Pesquisa Operacional, é a professora Marianna Pontarolo, do curso de Engenharia de Produção.

O artigo Universities in Small Brazilian Cities: Analysis of the Impact of Covd 19 Usind Value-focused Thinking utiliza um método matemático de estruturação de problemas que busca soluções para situações complexas, como foi a volta das atividades presenciais em universidades. Uma das características destas situações, segundo
Marianna Pontarolo, é a necessidade da intensa participação de todos os decisores, não apenas os diretores de campi e demais gestores do ambiente acadêmico.

“Existem problemas complexos que precisam da interação entre os diversos atores envolvidos para serem solucionados de forma a atender as necessidades de todas as partes, como foi o caso do retorno às aulas em meio à pandemia”, avalia a pesquisadora. “A interrupção das aulas presenciais impactou não apenas a universidade e observamos que o seu retorno, apesar de ser uma decisão tomada pela universidade, também deveria considerar as necessidades da comunidade, da economia local, além de alunos e servidores. Por isso, deveria ser uma decisão tomada em conjunto”.

A pesquisa elencou três objetivos: (i) Maximizar o desempenho do processo de ensino e aprendizagem; (ii) Minimizar os impactos na saúde, e (iii) Minimizar os impactos na economia local. Considerando todos os atores envolvidos – alunos, professores, direção e comunidade externa – os pesquisadores apontam que, no momento analisado, ainda não existiam condições de retorno para as atividades.

O estudo foi conduzido durante o doutoramento da docente Marianna Pontarolo na Universidade Federal de São Carlos e foi fruto da disciplina Métodos de Estruturação de Problemas de Decisão, cursada na Universidade Federal Fluminense (UFF) e conduzida pela professora Níssia Carvalho Rosa Bergiante. Também são autores do artigo três pesquisadores vinculados à UFF: Luciano Azevedo de Souza; Guilherme Regal de Castro; e Danny Aronson.