Reitora suspende atividades na UFERSA e mantém agenda em Brasília

Gestão 14 de março de 2023. Visualizações: 514. Última modificação: 15/03/2023 08:39:40

Mesmo estando em Brasília, onde cumpre agenda administrativa, a reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, a reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, ao tomar conhecimento sobre a instabilidade social vivenciada desde as primeiras horas desta terça-feira, 14, em vários municípios do Rio Grande do Norte, anunciou a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas nos 4 campi da Universidade. “Vamos continuar com as atividades suspensas também nessa quarta-feira, 15, e aguardar as orientações das forças de seguranças do Estado para tomar a decisão se vamos continuar ou não com a suspensão das atividades na Universidade”, afirmou a reitora num pronunciamento em vídeo direto da capital federal.

Na SESU/MEC reitora Ludimilla com a coordenadora Ana Marta/Foto: Cedida

“Quero comunicar a todos os nossos estudantes das Residências Acadêmicas dos campi de Angicos, Caraúbas , Pau dos Ferros e Mossoró que  nesta quarta-feira,15,  será efetuado um pagamento de R$ 200,00, sendo R$ 100,00 referente ao auxílio café da manhã e, mais R$ 100, 00 considerando o fechamento dos restaurantes universitário”, anunciou. A professora alegou a situação de instabilidade social é uma preocupação da atual gestão, em função dos ataques quem vem ocorrendo no RN.

A professora tranquilizou a comunidade acadêmica afirmando se tratar de um caso atípico e emergencial. Também foi emitida  uma Portaria 339 com as providências que devem ser tomadas. “A Universidade tem um funcionamento complexo que envolve pessoas e procedimentos que não podem parar”, pontuou.

A recomendação é para quem puder permanecer em casa fique. “Há pontos delicados como a questão do funcionamento dos restaurantes, a oferta do transporte e os serviços essenciais que não podem deixar de funcionar”, avaliou, torcendo para que a situação da segurança pública seja normalizada o mais rápido possível.

Na SPO/MEC, reitora da UFERSA com subsecretário Adalto Rocha/Foto: Cedida

BRASÍLIA – Em Brasília, a reitora definiu a agenda como intensa. Foram encontros no MEC, mais especificamente nas Secretarias de Ensino Superior (SESU) e de Orçamento e Planejamento (SPO), onde foram tratados assuntos referentes ao registro do Campus Angicos e de pessoal e, a questão de suplementação orçamentária, respectivamente. “A suplementação orçamentária é justificada pelas condições de vulnerabilidade social e econômica de grande parte dos nossos estudantes”, frisou. Outra necessidade apontada pela professora é a necessidade de custeio dos acadêmicos de medicina para ampliação de estágios na rede hospitalar.

Com o lider da bancada do RN, Benês Leocádio/Foto: Cedida

Ainda em Brasília, a reitora despachou com o líder da bancada potiguar na Câmara Federal, o deputado Benês Leocádio, onde solicitou emendas para UFERSA para esse ano de 2023. “Fui também agradecer pelas emendas impositivas para o Projeto Regulariza, inclusive, com aumento no valor dos recursos”, afirmou. Outro assunto discutido foi a implantação do Parque Tecnológico do Semiárido que implica num grande salto em inovação e avanço tecnológico na região.