Professores publicam livro com mais de 1000 exercícios de Probabilidade e Estatística

Publicações 10 de março de 2023. Visualizações: 385. Última modificação: 10/03/2023 12:53:23

Os professores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Janilson Pinheiro de Assis, Eudes de Almeida Cardoso e Roberto Pequeno de Sousa, em parceria com o estudante Isaac Reinaldo Pinheiro de Lima e o professor Robson Pequeno de Sousa, da UEPB, publicam o livro “Probabilidade e Estatísticas – Exercícios”, lançado pela Pantanal Editora, em formato de e-book, e disponível gratuitamente.

A publicação oferece uma compilação com mais de 1.000 exercícios ou problemas desafiadores, nos quais a estatística e a teoria probabilística são ferramentas fundamentais para a ciência de uma maneira geral. O material é direcionado aos mais diferentes grupos de estudantes nas mais diferentes áreas da ciência, também para técnicos, profissionais e público em geral que, de alguma forma, necessite das técnicas estatísticas.

O livro conta com a expertise de mais de 30 anos de docência dos professores – os da Ufersa são todos Titulares e integram o Centro de Ciências Agrárias (CCA). Alguns exercícios propostos vêm com o gabarito de respostas, outros, não. Segundo os organizadores do livro, a escolha é para desafiar o leitor a pensar e tentar encontrar resoluções e interpretações das questões propostas.

Em publicações anteriores, o grupo de professores da Ufersa também assinam os livros “Glossário de Estatística” e “Teste de Hipóteses Estatísticas”, ambos pela Editora Universitária da Ufersa (EdUfersa), e ainda o livro “Estimação Estatística”, pela Pantanal Editora.

Baixe o e-book AQUI.