Ufersa amplia presença de mulheres nos espaços de pesquisa

Estudante, Estudante, Pesquisa, Pós-graduação 7 de março de 2023. Visualizações: 401. Última modificação: 09/03/2023 13:53:08

Residentes do HOVET/Ufersa realizam cirurgia de grande porte. Foto cedida

Ao longo de 13 horas seguidas, em abril de 2022, quatro mulheres atuaram como protagonistas em uma sala de cirurgia do Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). As cirurgiãs Lavinia Sousa, Geovana Ribeiro e Cibelle Uchoa, e a anestesista Kassia Damasceno formaram a primeira equipe exclusivamente de mulheres a realizar um procedimento de Laparotomia Exploratória na instituição.

As residentes do Hospital Veterinário realizaram dois procedimentos em equinos afetados pela Síndrome Cólica. “É um distúrbio gastrointestinal muito frequente, considerado a enfermidade que mais mata cavalos no mundo. Ocorre por diversos fatores, sendo a alimentação o principal”, explica Lavínia Sousa, residente de Nível 2 (R2).

Lavínia relatou os procedimentos realizados no dia, que, por sua longa duração, não permitiram que o grupo se alimentasse durante o dia. “A primeira cirurgia foi a de Laparotomia exploratória, que é uma modalidade cirúrgica abdominal com fim diagnóstico. A outra foi uma herniorrafia incisional, considerada mais complexa, pois o paciente teve reação tecidual aos fios cirúrgicos de outra cirurgia abdominal e perdeu parte da musculatura da região”.

Historicamente, mulheres por todo o mundo vêm lutando para ocupar e garantir visibilidade nas mais diversas profissões. Além de enfrentar os desafios usuais do percurso acadêmico, tais profissionais constantemente têm suas habilidades questionadas, com motivações baseadas em preconceito de gênero. A operação realizada em abril é apenas uma das muitas realizações que demonstram a potência feminina de assumir o protagonismo nas universidades.

“Apesar de ser um grande desafio, ficamos orgulhosas de ver onde estamos e o que somos capazes de fazer. Estamos falando de um paciente de quase meia tonelada, forte e naturalmente reativo, por estar passando por um processo doloroso”, revela Kassia Damasceno, pós-graduanda em Anestesiologia no curso de Medicina Veterinária da UFERSA.

Segundo as pesquisadoras, a área dedicada ao cuidado de animais grandes recebeu um aumento na presença feminina recentemente. A médica veterinária Lavínia Sousa relata que o grupo de cirurgiãs já havia passado por experiências constrangedoras ao lidar com proprietários de animais no hospital, que rejeitaram o atendimento das profissionais por questões de gênero. “Embora nosso espaço tenha crescido, ainda há muito preconceito a enfrentar, tanto dentro do HOVET quanto no trabalho em campo”, adiciona.

Na perspectiva de Lavínia, a importância da ocupação feminina em espaços acadêmicos e profissionais pode ser vista “todos os dias, principalmente nessa área de trabalho que ainda é tão machista. Hoje temos mulheres exemplares trabalhando na área e que estão conseguindo espaço, embora as situações ocorram longe de nossos ouvidos”.

Após cerca de um ano da data do procedimento, a força de vontade e as ambições das profissionais continuam as mesmas. As quatro veterinárias aspiram trabalhar com dedicação, independentemente de suas áreas ou espécies tratadas.

A luta por reconhecimento e visibilidade das mulheres vai além dessa cirurgia ou de homenagens no Dia Internacional da Mulher. Conforme ressalta Kássia, “continuaremos a ocupar e abrir novos espaços para que mais mulheres ocupem também. Hoje trabalhamos pelas que virão, pleiteamos respeito e reconhecimento justo para que as próximas já os tenham”.

Residentes do HOVET/Ufersa realizam cirurgia de grande porte. Foto cedida