Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Setor de Mudas se transforma em local de conhecimento e lazer nas manhãs de domingo

Extensão, Responsabilidade Social 6 de março de 2023. Visualizações: 676. Última modificação: 06/03/2023 14:40:58

Os visitantes vão poder conhecer e desfrutar do Setor de Mudas da UFERSA sempre no no primeiro domingo de cada mês/Foto: Assecom

Desfrutar da natureza nas manhãs de domingo. Essa é a proposta do Setor de Mudas (SEPROM) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido ao receber as famílias para conhecer todo o processo de produção de mudas nativas e frutíferas. A ideia agradou as famílias mossoroense que passam a ter mais uma opção de lazer para levar as crianças.

Segundo o coordenador do SEPROM, o engenheiro agrônomo Giorgio Mendes, a iniciativa, que vai acontecer no primeiro domingo de cada mês, partiu do interesse das pessoas em conhecer o espaço que produz mensalmente duas mil mudas entre nativas e frutíferas. “As pessoas sempre nos procuram para pegar uma planta e quando conhecem o nosso espaço ficam encantadas”, afirmou Giorgio. A partir dessa constatação o coordenador pensou na ação “Domingo no SEPROM”, abrindo o espaço para visitas.

Ação oferece oficinas de pintura para as crianças/Foto: Assecom

Além do conhecer todo o processo de produção das mudas, as famílias vão encontrar outros atrativos como oficinas de desenho e pintura para as crianças, apresentações de violão pelos integrantes do Núcleo de Arte e Cultura da UFERSA, entre outras atividades. “Aqui tudo é feito em parceria, então, a programação muda a cada edição. Quem quiser participar da atividade é só nos procurar que será sempre bem vindo”, afirmou.

As crianças são as que mais gostam da atividade. Atentas elas observam as plantas e aprendem todo o processo de produção e cultivo. O contato com a natureza, a grande variedade de plantas e a chance de socializar com outras crianças ao ar livre são algumas vantagens encontradas pelas famílias que vão visitar o SEPROM nas manhãs de domingo. Os visitantes são acompanhados por bolsistas do Setor que explicam todas as etapas de produção das plantas e dão dicas para o melhor cultivo.

Antônio Edson aprovou a iniciativa/Foto: Assecom

O senhor Antônio Edson foi um dos visitantes no último domingo é elogiou a iniciativa. “É mais uma opção para trazer as minhas crianças para se divertirem, além de conhecer a natureza, num espaço bonito, agradável e muito importante”, opinou.  “É também uma forma de fazer com que as crianças conheçam e passem a dar importância a natureza”, complementou. Antônio Edson aproveitou a visita para levar uma muda de goiaba vermelha para plantar no quintal.

Outro pai que levou a filha para desfrutar da manhã de domingo no SEPROM, foi Ítalo José Marinho. “Trouxe minha filha para interagir com outras crianças e com a natureza. Aqui até o canto dos pássaros é motivo de alegria, elas ficam olhando, procurando… um momento muito importante”, considerou. O Ítalo reconheceu a importância do trabalho realizado pelo SEPROM UFERSA para com a arborização da cidade.

A próxima edição do Domingo no SEPROM vai acontecer no dia 2 de abril e quem quiser participar como visitante ou parceiro da iniciativa deve entrar em contato com Giorgio Mendes, pelo e-mail giorgio@ufersa.edu.br. “Quero agradecer aos colaborares bolsistas, servidores, terceirizados e todos aqueles que de alguma forma contribui para o setor”, finalizou Giorgio.