Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Aula Inaugural com compromissos para a expansão da UFERSA

EAD, Ensino, Gestão 6 de março de 2023. Visualizações: 739. Última modificação: 06/03/2023 15:19:35

Reitora da UFERSA, professora Ludimilla Oliveira abre solenidade que marca o início das atividades de educação a distância no Polo Serra de São Bento/Foto: Eduardo Mendonça

Com os cursos de Licenciatura em Computação e em Matemática, a aula inaugural do Polo de Educação à Distância Serra de São Bento, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, foi realizada no último sábado, 04. A solenidade contou com a participação de estudantes, autoridades políticas e equipe da Universidade. A aula inaugural foi proferida pela secretária de educação do Rio Grande do Norte, a professora Socorro Batista, que também é professora da UFERSA, lotada no Campus Angicos. Ela abordou o tema “Desafios e estratégias para a formação inicial de professores na educação a distância em contexto pós-pandêmico”. O público presente foi recebido com música instrumental pelo músico tecladista Oziel Cardoso.

Polo Serra de São Bento já conta com estrutura física para se tornar um novo Campus da UFERSA no agreste potiguar/Foto: Eduardo Mendonça

O Polo EaD Serra de São Bento conta com estrutura física para ser transformado em Campus da UFERSA. Há cerca de dois anos, o poder público municipal luta para essa conquista que vai marcar a entrada da UFERSA na Região Agreste do Estado. A instalação do Polo de Educação a Distância é um passo importante para que o sonho da instalação do campus seja concretizado. Na  aula inaugural, importantes compromissos foram firmados com a população do agreste potiguar que aguarda a transformação do polo em campus da UFERSA.

Para a reitora da UFERSA, professora Ludimilla Oliveira, a instalação do Polo EaD Serra de São Bento representa o resultado de uma gestão que acredita na mudança por uma só UFERSA e no trabalho de uma equipe que acreditou nessa possibilidade, juntamente com toda a população da região agreste. “É um momento muito importante, um dia de muita emoção, não pela solenidade em si, mas pela grandeza que ela representa, bem como pelos compromissos para a instalação do Campus da UFERSA Serra de São Bento”, disse a reitora Ludimilla.

Secretária Socorro Batista vai reforçar o pleito para governadora, Fátima Bezerra/Foto: Eduardo Mendonça

COMPROMISSO – Durante a abertura, a secretária de Educação Socorro Batista se comprometeu a levar o pleito à governadora Fátima Bezerra. A secretária afirmou ser favorável aos projetos que objetiva garantir mais acesso à educação, principalmente, em nível superior. “Quero parabenizar a UFERSA por essa iniciativa, a comunidade – percebemos aqui um grande senso de mobilização, de unidade em torno desse projeto – e quero dizer que estou levando em mãos um documento que será entregue a governadora, que na condição de professora terá todo o interesse em contribuir para que possamos ter aqui na região um grande campus da UFERSA, assim como já temos em Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros”, afirmou a professora Socorro Batista.

Deputado Sargento Gonçalves assume compromisso para lutar em Brasília para a transformação do Polo em Campus da UFERSA/Foto: Eduardo Mendonça

A luta para a instalação do Campus da UFERSA em Serra de São Bento também contou com a adesão do deputado federal Sargento Gonçalves, que foi prestigiar a aula inaugural do novo polo EaD da Universidade. O deputado firmou compromisso com a causa afirmando que irá aderir essa luta em defesa da educação superior no Agreste. “Temos quatro anos de mandato e irei lutar, buscar meios para que, juntamente com a reitora Ludimilla possamos conquistar o campus que trará muitos benefícios para o agreste”. O deputado Sargento Gonçalves também parabenizou o esforço que a gestão da Universidade do Semi-Árido tem feito para expandir a oferta de cursos. “Eu sou fruto da expansão acadêmica da UERN, através do Núcleo de Educação instalado em João Câmara obter a formação superior. Então, só temos que agradecer por essa iniciativa da reitora e nos colocar a disposição para concretizar mais essa expansão”, declarou o deputado Gonçalves.

Para a reitora Ludimilla Oliveira, o compromisso assumido pelas duas autoridades para com a instalação do Campus da UFERSA Serra de São Bento mostra que a batalha para essa conquista continua. “Não paramos nenhum dia. Vamos dar continuidade à nossa meta, pois o compromisso com o agreste do RN é trazer um Campus da UFERSA para Serra de São Bento. Acreditamos que esse campus que é uma das nossas prioridades. Esse compromisso da secretária, Socorro Batista, bem como do deputado Sargento Gonçalves, são de grande importância”, considerou. A reitora Ludimilla lembrou ainda que desde o primeiro momento, a governadora Fátima Bezerra, se comprometeu com a causa. “Só vamos parar quando o campus for inaugurado”, enfatizou a reitora.

Oportunidade para família Ribeira Zargo

Moradores de Passe Fica, pai, mãe e filho são aprovados para cursar Computação no Polo EaD Serra de São Bento/Foto: Eduardo Mendonça

Ingressar no ensino superior é uma conquista a ser comemorada. Imagine quando acontece em dose tripla. Esse foi o caso da família Ribeira Zargo quando o pai, Willy Zarco; a mãe, Clara Zarco e o filho Máximo Zarco conquistaram uma vaga no curso de Computação, na modalidade EaD, no Polo Serra de São Bento, da UFERSA.

Moradores do município Passe e Fica, a família marcou presença na aula inaugural. O pai Willy que é professor de inglês e espanhol, considerou como um desafio cursar computação em família. Graduado em Administração Pública pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Willy, que é boliviano chegou ao Brasil em 1989. A esposa Clara começou a cursar física na UFPB, mas não concluiu. A família aproveitou a oportunidade com a nota do ENEM de 2019. “Tomamos conhecimento já nos últimos dias de inscrição e, como não temos disponibilidade de tempo para um curso presencial apostamos e deu certo”, comemora Willy.

A família acredita que os desafios não serão poucos. “Vivemos na contemporaneidade da informática, a velocidade da informação e a cada dia a computação se torna mais necessária”, afirmou Willy com a consciência que a área da computação é muito vasta. “Será um passo de cada vez com a gente fazendo a nossa parte para conquistar a graduação”, acrescentou.

A família disse que já organizou uma sala de estudos em casa com uma plaquinha UFERSA. “A minha expectativa é voltada para a nossa adaptação ao ensino a distância, numa pequena turma presencial na nossa casa”, afirmou a mãe Clara. Já para o filho do casal, Máximo, o aprendizado será inusitado. “Vai ser uma experiência nova que irá me projetar numa área de grande evidência nos dias atuais”, considerou.

Estudantes optam pelo ensino EaD para retomarem os estudos/Foto: Eduardo Mendonça

OUTROS ESTUDANTES – Para quem é de Serra de São Bento a instalação do Polo EaD foi a oportunidade para prosseguir estudando. Esse é o caso de Estefani Bruna, que teve que abandonar o curso de Geografia na UFPB, para trabalhar como técnica em saúde bucal. “Vi a oportunidade de continuar os estudos numa área em expansão que é a computação e que acredito está em alta”, afirmou.

Já o estudante Emanuel Messias, também de computação, de Serra de São Bento, é proprietário de um lava jato, tentou outras vezes cursar o ensino superior – Física e Psicologia – mas devido ao trabalho teve que abandonar. “Dessa vez, espero concluir Computação”, afirmou convicto.

Outros serra-bentenses, Anderson Santana e João Maria da Silva, conquistaram uma vaga no curso de licenciatura em Matemática. Anderson começou cursar Administração, na UFRN, no Campus de Nova Cruz, mas deixou por motivos familiares. “Tenho afinidade com área, então, resolvi cursar matemática”, disse Anderson. Já João Maria que é graduado em Ciências Contábeis e Pedagogia. Ele optou por matemática para retomar o ritmo de estudos e pela facilidade de não ser na modalidade presencial.

Deputado Sargento Gonçalves
Reitora Ludimilla Oliveira
Profa. Socorro Batista
Profa. Socorro Batista
Polo Serra de São Bento
Estefne Bruna
Emanuel Messias
Anderson Nascimento
João Maria