UFERSA e FAPERN articulam novas parcerias

Gestão, Inovação, Pesquisa 2 de março de 2023. Visualizações: 400. Última modificação: 02/03/2023 16:50:16

Nova direção da FAPERN visita UFERSA. Foto Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

Novas parcerias foram discutidas na tarde desta quinta-feira, dia 02 de março, entre a reitora da Ufersa, professora Ludimilla de Oliveira, e o professor Gilton Sampaio, diretor-presidente da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (FAPERN), durante visita à Universidade pela nova gestão do órgão de fomento.

As duas instituições celebram algumas parcerias já em andamento, sobretudo por meio de editais de incentivo à pesquisa e inovação, como é o caso do financiamento via Plano de Desenvolvimento da Pós-Graduação da FAPERN, o PDPG, e ainda o programa Jovem Doutores, que contempla 15 propostas submetidas pelos programas de pós-graduação da Ufersa.

Entre as propostas futuras, professor Gilton Sampaio comentou sobre o trabalho que a Fundação vem articulando com foco na Educação Básica. “Estamos visitando todas as instituições vocacionadas ao ensino, pesquisa, ciência e inovação do Rio Grande do Norte porque precisamos ouvir as demandas e unir o potencial de todo esse ecossistema em prol de um grande projeto de fomento ao desenvolvimento do nosso Estado”, ressaltou o diretor-presidente.

A reitora da Ufersa, professora Ludimilla de Oliveira, aproveitou a reunião para apresentar o Programa de Investimentos que Universidade vem direcionando para os campi (Angicos, Caraúbas, Pau dos Ferros e o Campus Sede, em Mossoró) como estratégia de fortalecimento das regiões. “Estamos fortemente empenhados em desenvolver todas as regiões nas quais a Ufersa está presente com foco nas potencialidades de cada área. Estamos direcionando investimento em pesquisa, ensino e extensão com esse intuito”, repassou a reitora.

Também neste sentido, recentemente, a Universidade anunciou o reajuste dos valores de diversas bolsas, inclusive, antecipando a correção e o pagamento anunciado pelo Governo Federal. Com orçamento próprio da Universidade serão corrigidas bolsas de Monitoria, Extensão e confirmada a equiparação das bolsas de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) e Iniciação Científica (PICI, PICI-Af e PIBITI-UFERSA).

Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa