Dia D da Coleta Seletiva Solidária arrecada alimentos e materiais recicláveis

Responsabilidade Social 1 de março de 2023. Visualizações: 270. Última modificação: 01/03/2023 15:16:45

Dia D da Coleta Seletiva Solidária 2023. Foto: Ester Chagas/Assecom/Ufersa

O Bosque dos Juazeiros, situado no Lado Leste do Campus Sede da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), sediou nesta quarta-feira, dia primeiro de março, o Dia D da Coleta Seletiva Solidária. A iniciativa recebeu a visita da comunidade acadêmica e externa para arrecadar doações de materiais recicláveis e alimentos não perecíveis.

A ação contou com a participação de diferentes setores da instituição, promovendo atividades de educação ambiental e distribuição de mudas. O evento foi organizado com o intuito de contribuir com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mossoró (ASCAMAREM), que trabalha em conjunto com a UFERSA na coleta e destinação ambientalmente adequada dos materiais recicláveis desde 2013.

Recentemente, a Associação sofreu grandes perdas ocasionadas por um assalto, onde foram levados o dinheiro destinado ao salário dos associados e materiais recicláveis coletados para a venda; equipamentos da equipe também foram danificados no ocorrido.

A bióloga Cristiane Moura, membro da equipe de organização, explica que a Universidade realizou o evento também como uma forma de prestar assistência à entidade. “Sabendo dessa situação, a universidade resolveu fazer essa ação de forma emergencial para que pudéssemos ajudar as famílias que dependem da associação”, reforça a bióloga.

No total, nove famílias possuem renda dependente do trabalho na ASCAMAREM, totalizando cerca de 45 pessoas. A atividade no Bosque dos Juazeiros recebeu doações de papel, papelão, plástico metal, vidro e equipamentos eletrônicos. Simultaneamente, alimentos não perecíveis foram arrecadados em troca de mudas de plantas frutíferas vindas do Setor de Produção de Mudas (SEPROM) da UFERSA, que doou 300 mudas para a ação.

Educação ambiental

Durante o Dia D da Coleta Seletiva Solidária, as crianças da Escola Estadual Francisca Martins de Souza participaram de um momento voltado à educação ambiental, coordenado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Ufersa Ambiental, por meio do projeto Casas de Leitura.

“As crianças vieram para trabalhar dois temas que estão interligados: a coleta seletiva e o uso racional da água”, explica Diana Lunardi, presidente do Plano de Logística Sustentável da UFERSA. “Quando a gente aproveita, recicla e transforma materiais já usados, economizamos água”

Professores e estudantes de graduação instruíram as crianças sobre a importância da coleta seletiva para a preservação da água utilizando desenhos, histórias em quadrinhos e demonstrações. Essa atividade faz parte da série de iniciativas ligadas à água planejadas pelo núcleo para o mês de março, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22.

ASCAMAREM

O presidente da Associação, Ronaldo Nunes da Silva, comentou sobre a atividade em parceria com a UFERSA. “Além das doações, a ação serve para informar às pessoas que em Mossoró tem associações, têm para onde destinar o seu lixo”.

Aos interessados em realizar o descarte adequado de materiais recicláveis para a ASCAMAREM, Ronaldo informa que a associação realiza coletas em bairros diariamente durante a manhã. Para bairros que não são alcançados pelo serviço, os moradores podem entrar em contato através do perfil @ascamaremcoletaseletiva no Instagram. A associação também disponibiliza em seus meios de comunicação orientações para instituições como escolas, residenciais e supermercados que desejem iniciar ou aprimorar o trabalho de coleta seletiva.

Dia D da Coleta Seletiva Solidária 2023. Foto: Ester Chagas/Assecom/Ufersa