Estudantes aprovados para a FEBRACE repassam suas apresentações na UFERSA

Estudante, Eventos, Extensão 24 de fevereiro de 2023. Visualizações: 410. Última modificação: 24/02/2023 14:26:29

Reitora Ludimilla Oliveira  parabeniza integrantes dos 14 projetos do RN que foram selecionados para a feira nacional promovida pela Universidade de São Paulo (USP)/Foto: Cedida

Durante a manhã do dia 24 de fevereiro, o Programa Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), promoveu o evento Pré-Febrace, com a intenção de sanar dúvidas de estudantes finalistas na 21° Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). Os pesquisadores, orientadores e membros do Programa se reuniram no Laboratório de Aprendizagem Criativa da universidade para compartilhar seus conhecimentos.

No pré-FEBRACE estudantes seguem as orientações nacional/Foto: Tereza Vitória

No total, 14 projetos do Rio Grande do Norte foram selecionados para a feira nacional promovida pela Universidade de São Paulo (USP), através de credenciais conquistadas em feiras de ciências regionais e seleções diretamente realizadas pela comissão organizadora. Desses trabalhos, 11 contaram com a parceria do Programa Ciências para Todos.

“Todos os projetos estão aqui para serem orientados de acordo com as instruções da FEBRACE para as apresentações na feira”, explica Gorete Silva, membro da equipe coordenadora do Ciência para Todos. As equipes apresentaram oralmente os seus trabalhos e expuseram seus relatórios, diários de bordo e protótipos.

“História em Silêncio” é um dos trabalhos selecionados/Foto: Tereza Vitória

Representando o Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo, as estudantes Esthefany Rillary e Ana Viviane praticaram a apresentação de seu projeto no Pré-Febrace. As alunas contaram sua perspectiva do momento: “Acabamos de apresentar o projeto, onde mostramos todas as informações da feira e passamos pela banca avaliadora. Gostamos muito do nosso projeto e achamos muito boas as orientações”.

As pesquisadoras do ensino médio são responsáveis pelo trabalho “História em silêncio: entre as lembranças e a construção da identidade do sujeito surdo”, onde ressaltam a importância de diálogos e projetos sobre a inclusão dos surdos. Este trabalho faz parte do número de trabalhos desenvolvidos com o apoio do Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, tendo recebido a credencial para a FEBRACE na Feira de Ciências do Semiárido Potiguar.

A edição de 2023 da FEBRACE será realizada entre os dias 20 e 23 de março no Inova USP, em São Paulo. Confira mais informações sobre o evento no endereço eletrônico: https://febrace.org.br/