Reitora anuncia equiparação das Bolsas de Pós-Graduação e Iniciação Científica e aumento de Bolsas de PICI no edital PIBIC de 2023

Gestão, Pesquisa, Pós-graduação 22 de fevereiro de 2023. Visualizações: 807. Última modificação: 22/02/2023 13:32:47

A medida representa um investimento de mais de R$ 600 mil, beneficiando 135 bolsistas de Iniciação científica nos três programas conduzidos na instituição e mais dez bolsistas de Pós-graduação/Foto: Arquivo Assecom

A Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) é uma das primeiras instituições brasileiras a anunciar oficialmente a equiparação das bolsas de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) e Iniciação Científica (PICI, PICI-Af e PIBITI-UFERSA). Em reunião com o Pró-reitor de Planejamento, Moisés Ozório, e o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Glauber Nunes, a reitora Ludimilla Oliveira deliberou em seguir integralmente a política de reajuste anunciada pelo Governo Federal na última quinta-feira, 16.

‘A equiparação das bolsas é necessária para a valorização dos bolsistas e o fortalecimento da Pesquisa e da Pós-graduação na UFERSA’, diz reitora Ludimilla Oliveira/Foto: Arquivo Assecom

Segundo a reitora, “a equiparação das bolsas é necessária para a valorização dos bolsistas e o fortalecimento da Pesquisa e da Pós-graduação na UFERSA. Nesse sentido, serão investidos mais de R$ 600 mil no reajuste que beneficiará 135 bolsistas de Iniciação científica nos três programas conduzidos na instituição e mais dez bolsistas de Pós-graduação. Além disso, adiantamos que o Programa PICI terá aumento no número de bolsas no Edital de Iniciação Científica que será lançado ainda no primeiro semestre de 2023”, declarou Ludimilla Oliveira.

A decisão ratifica a política de valorização que vem sendo conduzida pela atual gestão. Nos dois últimos anos, a UFERSA ampliou o número de bolsas do Programa PIBITI, passando de nove para 15 bolsas. A reitora explica que  equiparação foi feita, mas não houve repasse de recursos por parte do MEC  para esta finalidade. “A equiparação é parte da decisão da reitora com base no planejamento estratégico da UFERSA”, explicou a reitora.

Além disso, a pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação (PROPPG), inovou ao lançar o primeiro edital específico do Programa de Ações Afirmativas do CNPq, aportando recursos para as dez primeiras bolsas financiada pela UFERSA no referido programa, contra apenas uma do CNPq, conforme esclarece o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Glauber Nunes.

A UFERSA também tem valorizado a internacionalização da Pós-graduação com o financiamento de cinco bolsas PAEC para alunos estrangeiros do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Organização dos Estados Americanos (OEA). Em adição, a PROPPG tem buscado evitar a evasão no âmbito dos programas de pós-graduação com a criação de bolsas permanência de Mestrado e Doutorado. Atualmente são duas bolsas de Doutorado e três de Mestrado.