Ações de saúde e educação no trânsito marcam pré-carnaval na Ufersa

Estudante, Eventos 17 de fevereiro de 2023. Visualizações: 360. Última modificação: 17/02/2023 14:35:41

Ação de carnaval realizada dia 16 de fevereiro de 2023 no campus de Mossoró. Foto: Eduardo Mendonça (Assecom)

Como preparativo para as festividades de carnaval, diferentes setores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) promoveram esta semana atendimentos na área de saúde e educação no trânsito nos campi de Angicos, Caraúbas e Mossoró.

Nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, as Pró-reitorias de Assuntos Estudantis e de Gestão de Pessoas realizaram um dia de atendimento em saúde para a comunidade acadêmica do campus de Mossoró. Durante os turnos matutino e vespertino, foram houve a aplicação de vacinações, distribuição de preservativos e de cartilhas com orientações para o trânsito no feriado.

A atividade foi organizada em conjunto com o Comitê Permanente de Biossegurança (CPB). “A campanha pré-carnaval foi pensada para atender as demandas dos alunos e incentivá-los a virem receber a vacinação contra a Covid-19, principalmente por causa do carnaval, quando estaremos todos juntos”, explica Carmem Tassiany, assistente social da PROAE, sobre a iniciativa

Durante a programação, um grande número de pessoas compareceu para atualizar a vacinação. Foram oferecidos quatro tipos de imunizantes: meningocócica, tétano, varicela e Covid-19.

Também no campus de Mossoró foi realizada uma mobilização na saída de veículos no campus Leste. Em colaboração com a Polícia Rodoviária Federal, a iniciativa consistiu na abordagem de motoristas e pedestres para a distribuição de folhetos com orientações, chamando atenção para os perigos do uso excessivo de álcool durante o feriado.

Além de alertar os motoristas para evitar dirigir sob influência de bebidas alcoólicas, a programação no campus de Mossoró contou com a distribuição de preservativos masculinos e femininos, com o objetivo de estimular a proteção da comunidade acadêmica contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Ação de Carnaval 2023 promovida no campus de Angicos pelo PET Conexões de Saberes Comunidades do Campo. Foto: Arquivo pessoal/cedida

Em Caraúbas, a Coordenação de Assistência Estudantil (COAE) promoveu na quarta, dia 15, uma série de atendimentos para incentivar a conscientização dos estudantes no período do carnaval.
O “Bloquinho da Prevenção” prestou serviços de vacinação, testes rápidos de HIV e sífilis e distribuição de preservativos. A ação aconteceu das 10h às 13h na sala do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Já no campus de Angicos as atividades alusivas ao carnaval aconteceram no Restaurante Universitário, também na última quarta, dia 15. Houve distribuição de preservativos no horário do almoço e do jantar, promovida pelo Programa de Educação Tutorial Conexão de Saberes – Comunidades do Campo.

Em Caraúbas, atividades foram realizadas pela Coordenadoria de Assuntos Estudantis. Foto: Arquivo pessoal/cedida