Ufersa amplia instalações de usinas fotovoltaicas no Campus Pau dos Ferros

Gestão, Responsabilidade Social 14 de fevereiro de 2023. Visualizações: 412. Última modificação: 14/02/2023 18:13:50

Painéis solares da Usina Fotovoltaica da Ufersa. Foto: Arquivo/Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa.

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) vai intensificando os investimentos em energia sustentável e, dentro deste planejamento estratégico, neste mês de fevereiro entraram em operação as últimas usinas fotovoltaicas no Campus Pau dos Ferros. São duas usinas idênticas, com potência nominal de 80 kWp, cada.

As usinas estão instaladas nos blocos de Salas de Docentes I e II. Somadas a outras três usinas já existentes em Pau dos Ferros, o parque totaliza a potência de 299,46 kWp, o suficiente para gerar a quantidade de energia elétrica estimada em 495.000 kWh/ano, que resultará em uma economia de cerca de R$ 214.000/ano na despesa com este item de custeio.

Essas usinas fazem parte de uma aquisição maior, de um total de 16 usinas solares realizada pela Ufersa em 2020. Com a conclusão de todas as instalações, a Ufersa passou a ter 31 usinas, distribuídas nos quatro campi, com potência total de 2.179 kWp. A capacidade de geração anual das usinas é estimada em 3.600.000 kWh.

Toda essa energia seria suficiente para abastecer cerca de 1.900 casas. Em termos de economia, isso significa, para a universidade, a redução de aproximadamente R$ 1,6 milhão ao ano. Sob o aspecto ambiental, a contribuição também é relevante. Ao produzir parte de sua necessidade energética por meio da energia fotovoltaica, uma fonte limpa e renovável, a Ufersa contribui para a redução das emissões de CO2 na atmosfera, em cerca de 299 toneladas por ano.

Conheça o Campus Pau dos Ferros.
Saiba mais sobre as Usinas Solares Fotovoltaicas da Ufersa.