Projeto de extensão promove Educação Ambiental nos municípios de Pau dos Ferros e José da Penha

Estudante, Extensão 14 de fevereiro de 2023. Visualizações: 362. Última modificação: 14/02/2023 17:09:52

Equipe do projeto durante ação realizada no bairro Manoel Deodato, em Pau dos Ferros. Foto: Arquivo pessoal/cedida.

Estudantes, alunos egressos e docentes do campus de Pau dos Ferros da Ufersa atuam em um projeto de extensão que elabora análises técnicas e capacitações para representantes do poder municipal e catadores de materiais recicláveis nas cidades de Pau dos Ferros e de José da Penha. O objetivo é incentivar a adoção de medidas de preservação do meio ambiente. As ações fazem parte do projeto ESNIS – Elaboração de Estudos e Desenvolvimento de Ações para Consolidação de Aterro Controlado e Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos no município de Pau dos Ferros.

De acordo com o professor Joel Medeiros, que coordena esse trabalho juntamente com o docente Cláwsio Rogério, as atividades são divididas em dois eixos de atuação. “O primeiro é voltado à abordagem técnica quanto à promoção de alternativas de engenharia e de gerenciamento operacional do dispositivo do aterro controlado”, detalha Joel. “Enquanto o segundo eixo remete à valoração e inserção socioambiental dos agentes catadores de materiais recicláveis na cadeia produtiva, promovendo condições de trabalho digno e valorando a economia circular e solidária em nível local”.

Registro de trabalho realizado vazadouro de Pau dos Ferros. Foto: Arquivo Pessoal/cedida.

Em Pau dos Ferros, as primeiras atividades começaram a ser desenvolvidas no ano de 2019, em parceria com a Prefeitura do Município. Em outubro de 2022, o trabalho chegou ao município de José da Penha por meio do Projeto de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos. A equipe da Ufersa é composta por 16 alunos de graduação, cinco profissionais formados pelo campus de Pau dos Ferros e pelos professores coordenadores Joel Medeiros e Cláwsio Rogério.

Além das análises técnicas elaboradas para auxiliar a tomada de decisões de agentes das Prefeituras, o grupo atua na capacitação de catadores de materiais recicláveis e oferece informações sobre o descarte adequado de resíduos para a população das cidades atendidas. O trabalho, como afirma o professor Joel Medeiros, é “executado de forma contínua e de caráter extensivo com coleta de dados em campo, ações educativas e produção de materiais técnicos”.

Desenvolvimento Sustentável
Além do impacto imediato gerado pelas ações educativas e análises técnicas, a atuação do projeto ESNIS incentiva o cumprimento de pelo menos sete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. São eles: Saúde e bem estar (ODS 03); Água potável e saneamento (ODS 06); Trabalho decente e crescimento econômico (ODS 08); Redução das desigualdades (ODS 10); Cidades sustentáveis e resilientes (ODS 11); Consumo e produção sustentável (ODS 12); Ação contra a mudança global do clima (ODS 13).