Paulo Freire: UFERSA prepara comemorações dos 60 anos das 40 Horas de Angicos

Eventos 13 de fevereiro de 2023. Visualizações: 380. Última modificação: 13/02/2023 21:34:34

A reunião com a secretária de educação do RN discutiu proposta da UFERSA de evento comemorativo ao sexagésimo aniversário das 40 Horas de Angicos/Foto: Cedida

O Campus Angicos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido iniciou nesta segunda-feira, dia 13, os preparativos para as comemorações do sexagésimo aniversário das 40 Horas de Angicos, que serão realizadas no próximo mês de abril. A ideia é promover uma ampla programação, sendo uma parte acadêmica e outra social, com entrega de títulos e medalhas. A iniciativa envolve, além da direção do Campus Angicos, o Memorial Paulo Freire, a Coordenação do curso de Pedagogia e o Gabinete da Reitoria, por meio da Assessoria de Comunicação e do Cerimonial da Universidade.

Para envolver a rede estadual de ensino, nesta segunda-feira, 13, a diretora da Ufersa Angicos, professora Jacimara Vilar e o professor Samuel Azevedo (vice), se reuniram com a secretária de educação, professora Socorro Batista, em Natal. O objetivo foi discutir uma parceria na realização do evento que tem projeção nacional.

Proposta foi levada pela direção do Campus da Ufersa Angicos/Foto: Cedida

A parte acadêmica contará com a participação de educadores e seguidores do pedagogo Paulo Freire que, em 1963, de forma pioneira, alfabetizou 300 jovens e adultos, com o Projeto que ficou conhecido com as 40 Horas de Angicos e que, posteriormente serviu de embasamento para grande parte da obra do Patrono da Educação Brasileira.

A celebração contará ainda com uma Assembleia Comemorativa e o lançamento do livro 40 Horas de Angicos: memórias dos alunos de Paulo Freire no RN, dos jornalistas da UFERSA Higo Lima, Passos Júnior e Renata Jaguaribe.

O encontro aconteceu com a participação de representantes da UFERSA, da 8ª DIRED e do gabinete da secretária Socorro Batista. Na ocasião, a secretária acionou de forma positiva a participação do Governo do Estado nas comemorações dos 60 anos das 40 Horas de Angicos.

Assista AQUI o documentário “40 Horas na Memória”, que retrata a experiência de Paulo Freire, no Sertão Central do Rio Grande do Norte.