No Campus Angicos, ProJr Consultoria acolhe novos consultores

Estudante, Extensão 13 de fevereiro de 2023. Visualizações: 342. Última modificação: 13/02/2023 13:53:20

Integrantes atuais e os novos selecionados. Foto: cedida

Após quase dois meses de processo seletivo, a ProJr Consultoria finaliza a etapa de contratação dos novos consultores. A primeira empresa júnior da Ufersa no Campus Angicos adotou no último prosel o seguinte slogan: “Transformador, como seres em transformações, mudar não é uma opção, mas uma imposição da própria natureza, da vida em sociedade, das etapas de vida e do nosso próprio crescimento pessoal”. Os candidatos foram desafiados em um processo de mudança para concluírem as etapas de seleção e estarem aptos a ingressar no Movimento Empresa Júnior (MEJ). O papel da iniciativa tem estreita relação com o mercado de trabalho, dado que os alunos vivenciam a prática profissional através de consultorias com empresas que atuam nos mais diferentes setores da sociedade. No caso da ProJr, o foco é a prestação de serviços na parte financeira, gestão estratégica e gestão de operações, em empresas de manufatura e serviços, visto que o vínculo é com o curso de Engenharia de Produção.

Em relação ao processo de seleção, todas as fases de elaboração e execução são conduzidas pelos seus membros atuais. As inscrições iniciaram em novembro de 2022 e contou com a participação de 13 alunos, com vínculos nos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Engenharia de Produção. Os candidatos passaram pela triagem de documentos e pela etapa do FIT Cultural cujo objetivo é analisar os perfis profissionais trazendo situações hipotéticas para observar as posições diante dos fatos elaborados pelo time da ProJr Consultoria. Segundo o atual Tutor, Prof Ciro Figueiredo, “esse momento de experimentar a prática ainda dentro do ambiente universitário, assegura um grande diferencial quando egresso lida com a contratação no ambiente real”.

Após esta etapa, foi iniciado o ciclo de entrevistas no qual todos os inscritos que foram aprovados no FIT Cultural foram reunidos de forma individual para entrevistas com os consultores atuais, que examinaram de forma mais próxima cada participante. Como a proposta da empresa júnior é imergir os candidatos em um ambiente empresarial, é natural que nem todos consigam concluir as etapas eliminatórias.

Na terceira etapa (Processo Trainee), iniciada em janeiro deste ano, já contando com 6 participantes, desafios semanais em grupos foram realizados, com o intuito de promover atividades direcionadas aos setores da empresa, como Marketing, Comercial, Adm-financeiro e Projetos, permitindo com que cada candidato seja alocado em um determinado setor, conforme suas habilidades e competências desenvolvidas ao longo da última etapa. Assim, o processo se encerrou na quinta-feira (09/02/2023) com a aprovação dos 6 trainees e a respectiva apresentação dos novos cargos.

Para o atual Diretor Comercial, Pedro Henrique (concluinte de Ciência e Tecnologia e já cursando as eletivas de Engenharia de Produção) “o prosel teve um dinamismo entre com a criação/melhoria dos desafios e as atividades que nós exercemos nas reuniões…e possibilitando o ingresso daqueles que sonham em fazer parte do time ProJr”.

De acordo com a nova projunior, Anna Manaia “o prosel da projr foi um momento de aprendizagem muito bom, pude adentrar mais nas áreas de administração financeira, projetos e comercial, áreas que não tinha tanta afinidade mas que precisei me desafiar para aprender e aplicar os conhecimentos. Agora, como nova consultora de marketing espero agregar cada vez mais ao time, como também aprender na prática como a engenharia de produção pode contribuir para sociedade”.

Novos integrantes (da esq. para dir.): Isadora da Silva, Anne Manaia, Ilany da Silva, Yasmim de Sousa, Felipe Medeiros e Valéria da Silva (participando remotamente). Foto: cedida