Participantes do Ciência para Todos se classificam para evento nacional

Estudante, Extensão 3 de fevereiro de 2023. Visualizações: 665. Última modificação: 06/02/2023 11:00:48

A estudante Andreza Oliveira, da cidade de Patu (RN), teve projeto aprovado na 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). Foto: cedida/arquivo pessoal.

Três projetos credenciados pela Feira de Ciências do Semiárido Potiguar avançaram para a etapa final da 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que será realizada na mês de março na cidade de São Paulo (SP). Nas últimas semanas, estes e outros trabalhos de todo o país foram avaliados na fase semifinal do evento, realizada de maneira virtual, na qual 14 projetos do Rio Grande do Norte foram aprovados.

Promovida pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) em parceria com outras instituições, a Feira do Semiárido faz parte das atividades do Programa Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, criado para estimular o interesse pela ciência nos jovens da região.

Os estudantes credenciados, todos vindos de escolas públicas, apresentarão suas pesquisas em São Paulo, nos dias 20 a 24 de março. Outros oito projetos que participaram da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar foram selecionados diretamente pela Febrace, e se juntarão à jornada.

O trabalho intitulado “A epigenética e a longevidade de vida: a relação entre hábitos saudáveis e a oncologia preventiva” foi desenvolvido pela estudante Andreza Oliveira, e é um dos três projetos credenciados que avançaram para a final.

Andreza descreve a aprovação de seu trabalho na Febrace como um sonho realizado. “Um projeto que começou tão pequeno conseguiu chegar a um nível nacional e competir em uma das maiores feiras do Brasil; Conseguiu expandir e sair de Patu, uma pequena cidade do interior do RN, e levar o nome da minha escola, minha cidade e da Feira do Semiárido Potiguar, para a Febrace.”, a aluna adiciona.

Estudante de escola pública, Andreza inclui em sua fala a importância de lutar para concretizar os seus sonhos e utilizá-los para impactar o maior número possível de pessoas, independentemente de suas origens.

Professora Kecya Figueredo (de óculos) trabalha na Escola Estadual João Manoel Pessoa e orientou dois trabalhos selecionados. Foto cedida/arquivo pessoal.

A professora Kecya Figueredo, da Escola Estadual João Manoel Pessoa, orientou dois dos trabalhos que representarão o município de Itajá na Feira, e destacou a importância da atuação do Ciência para Todos. “Ao longo dos anos, é visível a transformação na vida dos nossos alunos, se mostrando uma oportunidade única de ampliar os horizontes, e contribuindo para o crescimento tanto pessoal quanto estudantil”.

O professor Felipe Ribeiro compartilhou informações sobre os trabalhos que alcançaram a fase presencial. “Dentre os finalistas, 11 trabalhos são da área de atuação do Ciência para Todos, com apenas um vindo de escola privada. No total, os projetos somaram 22 alunos e 9 professores orientadores”. Confira os nomes de todos esses projetos aqui.

A 21ª edição da FEBRACE será realizada entre os dias 20 e 23 de março de 2023 no Inova USP, localizado no Centro de Inovações da Universidade de São Paulo. Saiba mais informações sobre o evento.