Aluna egressa é homenageada por trabalho como Engenheira Civil de São Paulo

Reconhecimento 30 de janeiro de 2023. Visualizações: 474. Última modificação: 30/01/2023 16:30:38

Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, entrega premiação para Kerolaynny Maia. Foto: cedida/arquivo pessoal.

A aluna egressa do campus de Caraúbas da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) Kerolaynny Brena Pinto Maia foi uma das homenageadas com o Prêmio Cidade de São Paulo, entregue no dia 26 de janeiro pela Prefeitura como parte da programação pelo aniversário de 469 anos da capital paulista. “Receber esse prêmio é muito gratificante. É ver que todo o esforço valeu a pena e reconhecer que o semiárido produz e é forte”, diz Kerolaynny, que é Engenheira Civil e está à frente do Programa de Conservação e Manutenção da Malha Viária da cidade de São Paulo.

“Hoje sou a Engenheira Chefe do Programa de Conservação e Manutenção da Malha Viária da Cidade de São Paulo, mais conhecido como Programa de Recapeamento”, conta Kerolaynny, que trabalha na Prefeitura de São Paulo desde 2021. “É o maior programa de recapeamento de vias urbanas já visto no país. Nessa atual fase do programa temos o investimento de cerca de um bilhão de reais para utilizar na conservação e manutenção da malha viária da cidade”.

O interesse por essa atividade específica começou durante o curso de graduação, por influência do professor Wellington Ferreira, que hoje coordena o curso de Engenharia Civil do campus de Caraúbas. “Foi com ele que tive meu primeiro contato com o mundo do recapeamento e que aprendi a gostar dessa matéria e atividade”, destaca Kerolaynny.

Kerolaynny Maia recebeu Prêmio da Cidade de São Paulo no dia 25 de janeiro de 2023. Foto: cedida/arquivo pessoal

Para o professor Wellington, ver esse tipo de reconhecimento para uma aluna egressa consolida ainda mais um trabalho realizado coletivamente há muitos anos. “Ficamos muito felizes com essa notícia”, diz ele. “Ter uma engenheira, formada no nosso curso, chefiando o programa de recapeamento da maior cidade do país é motivo de orgulho para a UFERSA e de muito inspiração para os nossos discentes.”

Natural de Apodi, cidade a cerca de 35 quilômetro de Caraúbas, Kerolaynny lembra que a proximidade da universidade com o local de moradia da família foi essencial para que ela pudesse concluir os cursos de Ciência e Tecnologia e, logo em seguida, Engenharia Civil. “Vim de uma família humilde que não tinha muitas condições de me manter em outra cidade e essa proximidade facilitou muito para que eu pudesse ingressar na universidade”. Ao chegar à UFERSA, em 2011, ela conta que o campus ainda estava em fase de construção. “Mas nada disso impediu que tivesse o estudo adequado para a minha formação profissional. Tive professores sensacionais”, diz ela, que concluiu a graduação em Engenharia Civil no ano de 2016 com o campus já em pleno funcionamento.

O Prêmio Cidade de São Paulo tem a proposta de reconhecer e homenagear pessoas, empresas e instituições que contribuíram para tornar a cidade “mais justa, bonita e solidária”, de acordo com informações da Prefeitura.

Saiba mais informações sobre o Prêmio Cidade de São Paulo