Servidor da UFERSA assume direção em escola estadual de Angicos

Ensino, Servidor 18 de janeiro de 2023. Visualizações: 287. Última modificação: 18/01/2023 13:05:00

No dia 18 de janeiro é comemorado o Dia da Universidade, em alusão à data de criação das primeiras instituições de Ensino Superior no Brasil. A Universidade é um espaço de ensino, conhecimento, pesquisa, inovação e, sobretudo de transformação na vida das pessoas.

Um belo exemplo disso está na trajetória de vida do nosso servidor Francisco Cézar Barbalho, que superou os desafios traçando o caminho da educação. Técnico-administrativo da UFERSA no Campus Angicos, ele acaba de assumir, pela segunda vez, o cargo de Diretor na Escola Estadual Professora Joana Honório da Silveira Moura – EEPJHSM, conforme nomeação publicada no último 11 de janeiro no Diário Oficial do Estado – DOE.

Graduado em Letras, com Mestrado em Educação, ambos cursados na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Cézar é lotado no cargo de Secretário Executivo na Ufersa, enquanto também atua como professor concursado da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte. Entre os anos de 2000 e 2007, Cézar já era concursado para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais na escola.

Nessa época, o servidor já havia concluído sua formação em um curso superior, tornando-se o único da família com diploma de graduação. Ao explicar seus sentimentos sobre o novo desafio na vida profissional à frente da gestão de uma escola, Cézar relembra sua trajetória pessoal e profissional:  “sou filho de agricultores, de uma família de 10 irmãos”.

O retorno do professor Cézar à direção da escola se dá acrescido de novas conquistas. “Quando foi em 2006, eu descobri que podia ser diretor dentro do processo de direção democrática, que estava iniciando no Governo do Estado. Eu me candidatei e ganhei, então fiquei de 2006 a 2007 como Diretor, Diretor ASG”, explica o professor de maneira animada. “Hoje eu volto a escola como Mestre em Educação e professor concursado da rede estadual de ensino”.

César Barbalho ao lado da professora Simone Pimentel, vice-diretora da instituição
César Barbalho, servidor da Ufersa