UFERSA discute parceria com instituto de pesquisa israelense

Internacionalização 12 de janeiro de 2023. Visualizações: 962. Última modificação: 12/01/2023 10:41:40

Seguindo a agenda da missão em Israel, a equipe de gestão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) se reuniu nesta quarta, 11 de janeiro, com os gestores do Volcani Institute, para discutir possíveis convênios entre as instituições. O Volcani’s Gilat Center for Arid Area Agriculture centra suas pesquisas no enfrentamento de desafios agrícolas de Israel e áreas áridas em todo o mundo, campo de estudo que também é pesquisado na universidade.

Durante a visita, a comitiva formada pela reitora Ludimilla Oliveira, a chefe de Gabinete da Reitoria, Cláudia Muniz, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Glauber Nunes, foi acompanhada pelo atual embaixador do Brasil em Israel, Gerson Menandro. O Center for Arid Area Agriculture teve como seu principal representante para a reunião o seu diretor, o pesquisador sênior Arnon Dag.

Neste compromisso, o embaixador teve o papel de mediar o convênio entre as duas instituições, apresentando Mossoró e o potencial da UFERSA como Universidade que trabalha com semiárido ao Volcani Institute. A reitora comenta que foi “muito importante esse apoio institucional da embaixada, que abriu todas as portas em Israel para a UFERSA”.

O termo de parceria acordado pelas instituições propõe a cooperação em campos de interesse mútuo, citando as seguintes atividades: intercâmbio de estudantes, docentes e pesquisadores; intercâmbio de informação e de publicações acadêmicas; desenvolvimento de projetos de pesquisa, programas de ensino e extensão conjuntos; orientação de teses de doutorado em regime de cotutela; promoção de cursos, palestras e simpósios. “Para nós, esse convênio trará uma nova perspectiva para a Fazenda Experimental com uso de tecnologias”, afirma a professora Ludimilla.

Equipe de Gestão da Ufersa em missão oficial em Israel