Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

UFERSA discute parceria com instituto de pesquisa israelense

Internacionalização 12 de janeiro de 2023. Visualizações: 962. Última modificação: 12/01/2023 10:41:40

Seguindo a agenda da missão em Israel, a equipe de gestão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) se reuniu nesta quarta, 11 de janeiro, com os gestores do Volcani Institute, para discutir possíveis convênios entre as instituições. O Volcani’s Gilat Center for Arid Area Agriculture centra suas pesquisas no enfrentamento de desafios agrícolas de Israel e áreas áridas em todo o mundo, campo de estudo que também é pesquisado na universidade.

Durante a visita, a comitiva formada pela reitora Ludimilla Oliveira, a chefe de Gabinete da Reitoria, Cláudia Muniz, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Glauber Nunes, foi acompanhada pelo atual embaixador do Brasil em Israel, Gerson Menandro. O Center for Arid Area Agriculture teve como seu principal representante para a reunião o seu diretor, o pesquisador sênior Arnon Dag.

Neste compromisso, o embaixador teve o papel de mediar o convênio entre as duas instituições, apresentando Mossoró e o potencial da UFERSA como Universidade que trabalha com semiárido ao Volcani Institute. A reitora comenta que foi “muito importante esse apoio institucional da embaixada, que abriu todas as portas em Israel para a UFERSA”.

O termo de parceria acordado pelas instituições propõe a cooperação em campos de interesse mútuo, citando as seguintes atividades: intercâmbio de estudantes, docentes e pesquisadores; intercâmbio de informação e de publicações acadêmicas; desenvolvimento de projetos de pesquisa, programas de ensino e extensão conjuntos; orientação de teses de doutorado em regime de cotutela; promoção de cursos, palestras e simpósios. “Para nós, esse convênio trará uma nova perspectiva para a Fazenda Experimental com uso de tecnologias”, afirma a professora Ludimilla.

Equipe de Gestão da Ufersa em missão oficial em Israel
Equipe de Gestão da Ufersa em missão oficial em Israel
Equipe de Gestão da Ufersa em missão oficial em Israel
Equipe de Gestão da Ufersa em missão oficial em Israel
Equipe de Gestão da Ufersa em missão oficial em Israel