UFERSA garante continuidade das ações de amparo aos estudantes

Assistência Estudantil, Estudante 6 de janeiro de 2023. Visualizações: 1548. Última modificação: 06/01/2023 14:19:27

Reunião para garantir benefícios da assistência estudantil

Com o início de um novo ano, os benefícios de assistência estudantil ativos na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) tiveram sua permanência assegurada em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, dia 6. Os membros da gestão ressaltaram a importância das ações de apoio aos discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, comprometendo-se com a sua manutenção e expansão.

O encontro teve como um de seus principais objetivos confirmar a continuidade dos benefícios de alimentação direcionados aos estudantes moradores da residência universitária da UFERSA. Desde o último ano, os residentes têm a um auxílio de R$ 100 reais para o café da manhã, além de almoço e janta gratuitos no Restaurante Universitário.

Quanto à disponibilização de refeições durante este ano, a reitora afirma que o processo de contratação das empresas responsáveis pela alimentação fornecida nos quatro campi já está encaminhado, havendo uma expectativa de retorno do funcionamento dos Restaurantes Universitários para o dia 16 de janeiro.

“Nós estamos acompanhando a gestão dos campi no que concerne aos contratos, porque toda a administração dos contratos de restaurantes e cantinas em Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros são feitos pelo próprio campus”, explica a professora sobre a atuação autônoma e descentralizada dos campi.

Os benefícios financeiros oferecidos pela UFERSA permanecerão com os mesmos valores, as bolsas correspondendo a R$ 500 e os auxílios a R$ 400. O combo econômico de café com pão ou tapioca por R$ 1 também continuará a ser ofertado nas lanchonetes localizadas na universidade durante o ano.

Estavam presentes na reunião a reitora da UFERSA, professora Ludmilla Oliveira; o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis (PROAE), Júlio César de Sousa; a Pró-Reitora Adjunta de Planejamento, Daiane Ferreira (PROPLAN); e o Pró-Reitor Adjunto de Administração (PROAD), Lissandro Batista.

Reunião para garantir benefícios da assistência estudantil

O pró-reitor Júlio César salienta a principal diferença da universidade nesta temática. “Hoje a UFERSA tem quase 900 vagas de moradia estudantil”, número que se destaca positivamente entre o quantitativo de vagas oferecidas por diversas universidades. Dentro das residências dos campi, os estudantes têm acesso garantido à água mineral, gás de cozinha e materiais de limpeza, além da disponibilização de internet, computadores e smart TVs.

Sobre as prioridades de avanços para a assistência estudantil em 2023, a reitora afirma: “Nós vamos nos empenhar para ampliar o atendimento desses auxílios, assim como trazer para a política da universidade oportunidades ainda maiores para a inclusão destes estudantes no estudo de idiomas e na prática esportiva”.

Atualmente, a PROAE já garante aos estudantes da UFERSA inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) a taxa de semestralidade e o material didático gratuitos em dois terços das vagas totais dos cursos de inglês e espanhol ofertados pelo Centro de Línguas do Semiárido (CELIS).

Os planos de ampliação também abrangem os alunos da pós-graduação. A universidade planeja abrir editais de vagas da residência estudantil para esses estudantes, que atualmente são destinados apenas aos graduandos. No momento, como políticas de assistência estudantil, os pós-graduandos têm direito a mesma taxa de desconto no valor da refeição que os discentes de graduação.