Ufersa lança novo Plano de Dados Abertos da universidade

Gestão 3 de janeiro de 2023. Visualizações: 563. Última modificação: 04/01/2023 15:44:21

A Ufersa tornou público, por meio da Portaria Ufersa/Gab nº 801, de 22 de dezembro de 2022, o seu novo Plano de Dados Abertos – PDA para o próximo biênio.

O plano visa atender a determinação do Decreto nº 8.777/2016, que institui a Política de Dados Abertos do Governo Executivo Federal, que tem dentre seus objetivos, a promoção da publicação de dados contidos em bases de dados de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional sob a forma de dados abertos; o aprimoramento da cultura de transparência pública; e o acesso dos cidadãos, de forma aberta, aos dados produzidos ou acumulados pelo Poder Executivo Federal.

São considerados dados abertos aqueles que podem ser livremente acessados, utilizados, modificados e compartilhados por qualquer pessoa, estando sujeito a, no máximo, exigências que visem preservar sua proveniência e abertura.

O PDA contém informações sobre os canais de comunicação; as formas de interação com a sociedade; estratégia definida para abertura dos dados, com respectivo plano de ação contendo as atividades, produtos, cronograma, prazos; análise de risco de abertura de dados protegidos por sigilo ou de caráter pessoal; cronograma com prazos e responsabilidades, matriz de governança; bem como obediência às metodologias e padrões para a correta catalogação e publicação. Além destes itens, é apresentado um inventário dos dados constantes em sistemas informatizados da universidade.

O repositório dos dados abertos da UFERSA pode ser acessado no Portal de Dados Abertos da Ufersa.