Parceria entre UFERSA e MIT Brazil promove evento de construção de Rover

Inovação, Pesquisa 3 de janeiro de 2023. Visualizações: 799. Última modificação: 03/01/2023 14:16:22

Está programada para os dias 10 a 26 de janeiro a primeira edição do UFERSA-MIT Brazil Semiarid Rover Build-a-thon, projeto no âmbito do Programa Ciência para Todos. Fruto da colaboração entre a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a atividade tem como alvo a construção de um rover de exploração da caatinga ao longo das três semanas de projeto.

Coordenada pelo professor Felipe Ribeiro, a proposta tem como objetivo proporcionar uma experiência de educação mão-na-massa para estudantes da UFERSA, do MIT e de escolas públicas da região. No planejamento do evento, coloca-se como método a abordagem STEAM: acrônimo em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, que denomina uma metodologia de aprendizado integrado através da produção de projetos e resolução de desafios.

“Conseguimos essa parceria e dentre centenas de opções o escritório do MIT Brazil escolheu Mossoró para enviar oito estudantes nas férias de inverno deles. Estamos bastante animados, pois eles poderão interagir com nossos estudantes de graduação da UFERSA e em especial, os estudantes de ensino médio de escolas públicas selecionados”, explica o professor Felipe. Além do MIT Brazil, o projeto também tem parceria com a empresa JPatrício Metais, e conta com o financiamento da embaixada dos EUA no Brasil, através do consulado de Recife.

Durante as três semanas de programação, as atividades serão exclusivamente voltadas aos 45 participantes selecionados em outubro mediante inscrição e entrevista, que se dividirão em equipes para planejar e executar a construção do veículo robótico de exploração. Porém, nos dois últimos dias, o público geral está convidado para participar da exibição do Rover desenvolvido. O local e horário da apresentação ainda estão sendo definidos.