Emoção em dose dupla no Campus Pau dos Ferros

Formatura 21 de dezembro de 2022. Visualizações: 523. Última modificação: 22/12/2022 10:18:04

37 concluintes de Ciência e Tecnologia e Tecnologia da Informação Colaram Grau no Campus Pau dos Ferros da UFERSA/Foto: Assecom

A exemplo do Campus Caraúbas, a Colação de Grau dos Concluintes 2022.1 do Campus Pau dos Ferros aconteceu em duas solenidades. A primeira para os formandos dos Bacharelados em Ciência e Tecnologia e Tecnologia da Informação. As solenidades foram conduzidas pela reitora da UFERSA, professora Ludimilla Oliveira.

Prof. Cláwsio, paraninfo das turmas de C&T e BTI/Foto: Assecom

Emocionado, o paraninfo das turmas de C&T e BTI, professor Cláwsio Rogério Cruz de Sousa, agradeceu aos concluintes a oportunidade de representar os demais docentes homenageados.  “Momento único e aqui quero parabenizar os concluintes e os pais por celebrar o sucesso da educação com a conquista do diploma superior” pontuou. “Busquem ser a diferença, sejam ousados, criativos e inovadores que os resultados das ações serão diferenciados”, aconselhou o padrinho dos formados.

Com palavras de agradecimento, a oradora da turma Ana Evelyn Lima de Oliveira reconheceu o esforço dos colegas, das famílias e da Universidade pera a concretização da formatura. “Hoje, somos finalistas, mas nem sempre foi assim. Quando entramos nesta instituição, foi acima de tudo uma fase de adaptação”, discursou a oradora. Para a bacharela em Ciência e Tecnologia, a caminha para a conclusão do curso foi longa e difícil. “A UFERSA foi a nossa casa por muito tempo, nos deu moradia, comida, bolsas, auxílios, a confiança, nos deu a oportunidade e nos ajudou a permanecer”, reconheceu a oradora Ana Everly.

Para Nathalia Pires, concluinte de C&T, o momento representa um sonho realizado que proporciona orgulho não só para ela, mas também para todas as famílias dos formados. A concluinte vai continuar na UFERSA Pau dos Ferros para cursa Engenharia Civil.

Já para Hércules Santana, do curso de TI, o momento é significante para todos os concluintes que batalharam para conquistar a graduação. “Meu plano é continuar no segundo ciclo no curso Engenharia da Computação, sei o que vou fazer e o que é necessário para garantir o meu futuro”, afirmou.

Concluintes fazem juramento protocolar/Foto: Assecom

COLAÇÃO II – Já à noite, foi a vez dos concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Computação e Engenharia de Software colarem grau. As turmas escolheram como paraninfo o professor Eduardo Raimundo Dias Nunes, que considerou a escolha como ápice na vida de um docente. “Ser paraninfo representa a láurea máxima para um professor”, considerou.

Acreditando ser a educação libertadora, o professor reconheceu que os concluintes estão preparados para o mercado de trabalho. O docente também parabenizou os pais pela conquista e deixou uma última lição para os afilhados. “Celebrem o sucesso, valorizem suas conquistas, sejam humildes e, principalmente, sejam felizes”, desejou emocionado o paraninfo.

Francisco Fábio, agora engenheiro ambiental, diz que a hora é de buscar uma especialização e o mercado de trabalho. “A UFERSA oferece um curso excelente, o meu particularmente, considero excelente”, afirmou. Já a arquiteta Aline Eliziane Ribeiro Batista o sentimento é de uma grande conquista. “Conseguir chegar até aqui é uma vitória muito grande”, considerou. “A UFERSA oferece várias possibilidades de enxergar o curso e a profissão em várias perspectivas”, afirmou Aline.

Karina vai fazer mestrado na USP/Foto: Assecom

Já Karina Estrela Egídio, de Engenharia Civil, sai de UFERSA Pau dos Ferros para cursar Mestrado na USP, em São Paulo. “É um momento bem singular  e de grande felicidade”, considerou. A engenheira também avaliou o curso oferecido pela UFERSA. “Engenharia civil é um curso maravilhoso, os professores são muito dedicados, inteligentes e preocupados com os estudantes. Saiu daqui para USP, instituição que fui aprovada para cursa mestrado”, afirmou.

Considerando que o templo da ciência está em festa no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, a reitora Ludimilla Oliveira, celebrou com os novos cientistas formados pela UFERSA a conquista do diploma superior. “Melhor que entender é saber fazer e aplicar os conhecimentos obtidos na Universidade em prol da inovação na sociedade numa perspectiva sustentável” discursou a reitora. A reitora também lembrou que fruto de muito trabalho da gestão a UFERSA Pau dos Ferros agora é um campus de verdade. “A universidade escolhida por cada um, deixou de ser um local de simples oferta de cursos de graduação e conquistou a sua autonomia”, afirmou, lembrando que “hoje há uma só UFERSA, possibilitada por uma gestão itinerante”, lembrou.

Outorga do grau aos novos profissionais formado pela UFERSA/Foto: Assecom

A reitora aproveitou para lembrar as conquistas obtidas pelo Campus Pau dos Ferros. A contratação de novos docentes e servidores técnicos, a melhorias dos laboratórios, as empresa juniores foram algumas citadas. “O nosso desejo é poder fazer sempre mais e ainda melhor”, afirmou.

Além de Caraúbas e Pau dos Ferros, os concluintes 2022.1 de Angicos (21/12) e Mossoró (22/12) também participarão de solenidades de Colação de Grau esta semana. Nos campi fora da sede, as cerimônias acontecem nos horários das 17h e das 19h. Já em Mossoró será realizada uma só programação, a partir das 19h desta quinta-feira, no Garbos Recepções. Todos os eventos contam com transmissão ao vivo por meio do perfil TRANSMISSÃO UFERSA do Youtube.

Prof. Eduardo Nunes
Francisco Fábio