Cactus Baja da UFERSA realiza passeio ciclístico em prol da Campanha Natal sem Fome

Esporte, Estudante, Extensão 18 de dezembro de 2022. Visualizações: 465. Última modificação: 19/12/2022 08:37:54

Passeio ciclístico promovido pelo Cactus Baja reúne dezenas de atletas numa ação beneficente para a Campanha Natal sem Fome/Foto: Assecom

Marcando a última semana de arrecadação de alimentos para a Campanha Natal sem Fome da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, estudantes dos Projetos de Extensão Cactus Baja e Pegazus realizaram neste domingo, 18, o I Passeio Ciclístico da Campanha Natal sem Fome. A iniciativa, que reuniu ciclistas e simpatizantes da modalidade esportiva das diversas faixas etárias de Mossoró, saiu do Museu Dix Sept Rosado até o Parque Municipal, onde foram recepcionados com um café da manhã a base de frutas, água mineral e atividades recreativas.

Parte da equipe Cactus Baja responsável pela iniciativa/Foto: Assecom

“Vimos que tem muita gente disposta a ajudar na campanha mesmo estando fora da Universidade, além de ser mais uma oportunidade de mostrar o nosso Projeto Cactus Baja aliando a uma causa nobre que é ajudar as famílias que mais precisam”, avaliou a estudante Rafaela kellyane, uma das organizadoras da ação beneficente. Ela garante que esse é o primeiro e que outros virão. “Foi o primeiro e com certeza no próximo ano estaremos com uma segunda edição com muito mais participantes”, garantiu.

Chegada dos ciclistas ao Parque da Cidade/Foto: Assecom

Para o ciclista Jairton Falcão, de 58 anos, demostrou gratificação em poder participar da iniciativa que é voltada para arrecadar alimentos para o Lar das Crianças Pobres de Mossoró. “Essa ajuda da Campanha da UFERSA, com o apoio dos ciclistas, é um trabalho muito importante para incentivar a solidariedade junto aos estudantes e a comunidade de ciclistas da cidade”, opinou. Jairton disse ainda que costuma participar de todos os eventos promovidos pelos grupos de ciclismo de Mossoró e região. “O que me trouxe aqui, além da atividade física, foi poder colaborar com a doação dos alimentos”, confessou.

Maria Núbia elogiou a iniciativa/Foto: Assecom

Já a professora Maria Núbia dos Santos, que é praticante do ciclismo há mais de 40 anos, também parabenizou a iniciativa de solidariedade promovida pelos estudantes da UFERSA. “Uma ação que precisa de mais apoio para agregar um maior de pessoas. Eu vim participar pela questão da causa, desmarquei outros compromissos e fiz questão de participar para prestigiar a ação social que a Campanha Natal sem Fome”, opinou. A professora Núbia integra vários grupos de ciclismo de Mossoró. “É maravilhoso ser ciclista pela questão da saúde com a prática de exercícios físicos de forma prazerosa para todas as pessoas. Para que ainda não sabe pedalar, aconselho começar a aprender, pois vale a pena para a saúde e para o bem estar da pessoa”, frisou. Cada participante doou dois quilos de alimentos para a campanha.

Participantes do I Passeio Ciclístico da UFERSA comemoram iniciativa de solidariedade em clima de confraternização/Foto: Assecom

O I Passeio Ciclístico da Campanha Natal sem Fome contou com a parceria da Universidade e do apoio da Fundação Guimarães Duque, do COEX e da Prefeitura de Mossoró. A reitora da UFERSA, professora Ludimilla Oliveira, elogiou e agradeceu a iniciativa dos estudantes do Projeto Cactus Baja. “Uma iniciativa muito positiva e os estudantes estão de parabéns pela participação com responsabilidade social mostrando o potencial da nossa Universidade no ensino, na pesquisa e na extensão com a causa do bem ao próximo, no caso as famílias que não dispõem para o dia de natal. A nobreza do evento superou as expectativas”, considerou.

Reitora garante colocar o Passeio Ciclístico no calendário de eventos da Universidade/Foto: Assecom

A reitora aproveitou para convidar toda a sociedade a fazer a sua doação que pode ser feita através de transferência de qualquer valor ou deixando os alimentos nos pontos de arrecadação em um dos quatro Campi da UFERSA. “São mais de 500 famílias atendidas pelo Lar da Criança Pobre de Mossoró que aguardam doações. Qualquer produto ou qualquer quantia será de grande importância para que possamos fazer um natal mais feliz dessas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social”, ratificou a reitora da UFERSA, garantindo que, a exemplo da corrida, o passeio ciclístico entrará para o calendário de eventos da Universidade.

I Passeio Ciclístico da UFERSA