UFERSA está entre as 50 melhores universidades do país no esporte

Esporte, Estudante 16 de dezembro de 2022. Visualizações: 1019. Última modificação: 16/12/2022 14:52:28

O técnico desportista da UFERSA Thiago César Silva de Azevedo (à esquerda, de camisa azul) ao lado de uma equipe de estudantes atletas da UFERSA (foto: cedida/arquivo pessoal)

A Universidade Federal Rural do Semi-árido subiu no ranking das 50 melhores universidades na área de esporte, ocupando a 42ª colocação em 2022. O dado é da Confederação Brasileira do Desposto Universitário que é a entidade máxima responsável pela administração do desporto universitário no Brasil.

Num período de dois anos, a UFERSA saiu da 86º para a 42º posição, o que representa um avanço de 44 pontos no ranking. “É mais uma conquista dos nossos estudantes que têm aproveitado as competições e com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e da gestão da Universidade. Tudo isso tem nos trazido bons resultados”, comemora o pró-reitor Júlio César Rodrigues Sousa, titular da PROAE.

Ainda segundo Júlio César, com essa colocação a PROAE ultrapassa meta prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). “Para 2023 o nosso desafio é ficar entre as 40 melhores”, adianta o pró-reitor.

Para o técnico desportista da UFERSA Thiago César Silva de Azevedo, a subida no ranking se deve principalmente ao esforço dos atletas. Atualmente, mais de 100 universitários dos quatro campi  representa a UFERSA nas competições universitárias a nível estadual e nacional em diversas modalidades oferecidas na instituição.

“O apoio que vem sendo dado pela instituição é outro diferencial com o auxílio atleta, transporte e inscrições nas competições”, frisou.

Thiago César ressalta ainda as boas colocações obtidas durante o ano pelos estudantes, citando, por exemplo, os Jogos Universitários realizados em setembro deste ano em Brasília e Goiânia. Além disso, em competições estaduais , realizadas em Natal, muitos atletas da UFERSA voltaram para casa com títulos em campeões e vice-campeões em diversas modalidades.

Universidade Federal Rural do Semi-Árido subiu no ranking das 50 melhores universidades na área de esporte, de acordo com a Confederação Brasileira do Desposto Universitário (foto: cedida/arquivo pessoal)