Reportagem da UFERSA vence Mostra Competitiva no Fest Aruanda

Arte e Cultura, Reconhecimento 14 de dezembro de 2022. Visualizações: 376. Última modificação: 14/12/2022 09:43:15

A reportagem “Atividades Remotas”, produzida pela equipe de comunicação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, foi a grande vencedora na Categoria TV Universitária – Melhor Reportagem, no 17º Fest Aruanda do Áudio Visual Brasileiro, realizado pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. O Fest Aruanda aconteceu na primeira semana de dezembro, em João Pessoa. Além da categoria reportagem, a UFERSA competiu com o documentário Solo Negro.

A reportagem premiada foi produzida em agosto de 2021 para retratar a realidade vivenciada pela comunidade acadêmica com a implantação do semestre remoto, decorrente da pandemia da Covid-19. A reportagem é do jornalista Carlos Adams, imagens de Eduardo Mendonça, edição de Diego Farias e a direção do jornalista Passos Júnior.

“Quando tomei conhecimento do edital do Fest Aruanda inscrevi a reportagem confiante de que poderíamos levar a premiação pelo resultado final do material produzido por nossa equipe”, afirmou Passos Júnior ao parabenizar os colegas de trabalho. “É um reconhecimento em meio a um período de grandes dificuldades, mas que conseguimos superar na medida do possível”, comemora o jornalista.

Equipe da Assecom/Ufersa comemora premiações/Foto: Arquivo

Para o repórter Carlos Adams, essa premiação reforça a importância do trabalho em equipe no setor do audiovisual. “Para a construção de uma reportagem dessas precisamos de um repórter, que tenha um perfil observador para enxergar além do fato e externar isso em palavras, precisamos de um cinegrafista afinado com a proposta de trabalho e de um editor com sensibilidade para selecionar as melhores cenas, as melhores trilhas e assim fazer o material ficar mais apresentável para o público. Apesar de pequena na quantidade de profissionais, o audiovisual da Ufersa mostra o seu potencial produzindo materiais de impacto para a comunidade. Estamos no caminho certo”, comentou.

Em menos de um ano, esse é o segundo prêmio conquistado pela Assessoria de Comunicação – ASSECOM da Ufersa. No primeiro semestre de 2022, o setor conquistou o Prêmio Cabrito Dourado, no Festival no III Cine Caatinga – Experiências Audiovisuais no sertão, Festival de Cinema de Petrolina, em Pernambuco, que reúne produções audiovisuais de toda Região do Semiárido Brasileiro, com o documentário Solo Negro, que retrata a vida em duas comunidades remanescentes de quilombos no município de Portalegre (RN). Relembre AQUI.

Reveja também no Link abaixo a reportagem da ASSECOM/UFERSA premiada no Fest Aruanda 2023: https://www.youtube.com/watch?v=3MoEyZIhbAY