UFERSA divulga o edital para bolsas e auxílios do semestre 2022.2

bolsas, Estudante 12 de dezembro de 2022. Visualizações: 2271. Última modificação: 12/12/2022 14:07:30

Estudantes bolsistas/Foto: Arquivo/Assecom

No dia 12 de dezembro, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) tornou público o edital de seleção para bolsistas do Programa Institucional de Assistência Estudantil (PIAE). Os benefícios são direcionados aos discentes de graduação presencial da universidade em situação de vulnerabilidade socioeconômica, visando a oferta de apoio financeiro para ampliar as condições de permanência estudantil.

Neste semestre, estão sendo ofertadas 255 vagas para bolsas, distribuídas nas seguintes modalidades: Auxílio Acessibilidade, Auxílio Creche, Auxílio Transporte, Bolsa Acadêmica e Bolsa Esporte. Os valores atribuídos variam entre 400 e 500 reais.

Junto a isso, o edital disponibiliza 119 vagas para a categoria ‘Moradia Estudantil’ que concede moradia temporária a discentes que não tenham residência familiar na cidade de seu campus de estudo. No total, estão sendo divulgados 374 benefícios para o semestre letivo de 2022.2

Para solicitar os auxílios, o discente deve registrar seus dados no formulário de adesão ao Cadastro Único do SIGAA, informando à universidade sua realidade socioeconômica e de sua família.

Alguns dos critérios estabelecidos para o processo seletivo são que o estudante deve estar vinculado a um curso de graduação presencial da instituição e matriculado em pelo menos quatro componentes curriculares durante o semestre de 2022.2. Também é exigido que o discente não tenha vínculo empregatício ou exerça atividade formal remunerada.

O cronograma anexado ao edital define prazos de inscrições para diferentes tipos de vínculos dos estudantes da UFERSA. Discentes que ingressaram em suas graduações através do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e da modalidade de ingresso específica ao curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (LEDOC), devem se inscrever no SIGAA e enviar a documentação entre os dias 19 de dezembro de 2022 a 04 de janeiro de 2023.

Já os estudantes dos cursos de 2° ciclo nas Engenharias, devem realizar o mesmo procedimento durante os dias 5 a 11 de janeiro de 2023.

Acesse AQUI o edital na íntegra para consultar as demais informações.