Reunião Nordestina de Ciência do Solo atrai estudantes, pesquisadores e representantes do setor produtivo

Eventos, Reconhecimento 6 de dezembro de 2022. Visualizações: 527. Última modificação: 06/12/2022 10:11:17

Professora Carolina Martins Malala, coordenadora geral da VII RNCS (foto: Eduardo Mendonça/Assecom)

A sétima edição da Reunião Nordestina de Ciência do Solo (RNCS) acontece pela primeira vez em Mossoró e está sendo realizada esta semana, organizada pelos Programas de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água (PPGMSA) e em Fitotecnia (PPGFITO) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). O evento segue até sexta, dia nove, no hotel Garbos, com promoção Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

Na abertura, ocorrida nesta segunda, a coordenadora geral desta edição da RNCS falou sobre a relevância deste encontro para pesquisadores, empresários, representantes do poder público e estudantes de todo o país. Carolina Martins Malala lembrou também os desafios para a organização do evento. “Chegamos a pensar se seria mesmo possível estarmos aqui reunidos presencialmente hoje, porque essa reunião começou a ser pensada em um momento muito difícil da pandemia”, comentou a professora do Departamento de Ciências Agronômicas e Florestais da UFERSA.

A data de abertura do evento coincidiu com o Dia Mundial do Solo, comemorado no dia 05 de dezembro. Na conferência de abertura, a presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), Lúcia Helena Cunha dos Anjos, destacou que este ano, em nível internacional, o Dia Mundial do Solo traz uma reflexão sobre a importância dos estudos em prol de uma agricultura mais sustentável. “Não é à toa que repetimos: é no solo que a alimentação começa”, afirmou Lúcia Helena, que também é docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Cerimônia de abertura foi realizada nesta segunda, dia 05 (foto: Eduardo Mendonça/Assecom)

A professora Maria Eugenia Ortiz Escobar, do Departamento de Ciências do Solo da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi uma das integrantes da mesa de abertura, que contou também com as participações da reitora da UFERSA, Ludimilla Oliveira, e do secretário de Agricultura de Mossoró, Faviano Moreira.

No auditório do Hotel Garbos, o doutorando do curso de Ciência do Solo da UFC, Luan Almeida Barbosa, conta que veio de Fortaleza para participar da programação e se aprofundar nos debates relacionados à saúde do solo. “Como minha área de interesse é a microbiologia, eu achei muito interessante a programação e vou aproveitar também para acompanhar uma palestra do meu orientador, que está aqui no evento”, conta ele.

O poeta Antonio Francisco, que apresentou alguns de seus cordéis na abertura do evento; a reitora da UFERSA, Ludimilla Oliveira; e a presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), Lúcia Helena Cunha dos Anjos (fotos: Eduardo Medonça/Assecom)

A estudante de graduação em Irrigação e Drenagem Samila Barbosa percorreu mais de 380 quilômetros que separam Juazeiro do Norte, no Ceará, de Mossoró. Ela diz que fez questão de participar do evento pelo fato de a UFERSA ser uma referência nos estudos sobre agricultura na região do semiárido. Como faz parte de um grupo de estudo que trabalha com a adaptação de diferentes cultivos em regiões do sertão cearense, Samila conta que a programação da RNCS atraiu de imediato seu interesse. “Com certeza esse evento foi muito esperado”, comemora a estudante da Faculdade de Tecnologia do Centro de Estudo Tecnológico (Fatec).

Além da UFERSA, a programação conta com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), que são instituições coorganizadoras. Até sexta, serão realizadas mesas redondas e painéis ministrados por renomados palestrantes de diversas instituições de pesquisa do Brasil. Haverá também a apresentação de sessões orais e pôsteres dos principais trabalhos de pesquisa desenvolvidos na área da Ciência do Solo.

Estudantes, pesquisadores e representantes do setor produtivo lotaram o auditório do Hotel Garbos, em Mossoró, na abertura da VII RNCS (foto: Eduardo Mendonça/Assecom)

Este ano, a VII RNCS é realizada juntamente com o I Workshop de Tecnologia de Insumos Agrícolas (I WTIA), também organizado pelo PPGMSA e PPGFITO da UFERSA. Com a temática “Fertilizantes: Soluções para os Cultivos no Nordeste Brasileiro”, esta novidade visa aproximar a academia do setor produtivo por meio da troca de saberes e divulgação das atividades realizadas pelas empresas e instituições de pesquisa.

A programação completa da Reunião Nordestina de Ciência do Solo (RNCS) está disponível na página www.rncs2022.com.br