VII Reunião Nordestina de Ciência do Solo começa na segunda, dia 05

Eventos, Pesquisa 2 de dezembro de 2022. Visualizações: 1000. Última modificação: 02/12/2022 08:59:12

A Reunião Nordestina de Ciência do Solo está sendo organizada pelos Programas de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água (PPGMSA) e em Fitotecnia (PPGFITO) da UFERSA (foto: Assecom)

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) é a instituição organizadora da sétima edição da Reunião Nordestina de Ciência do Solo (RNCS), que ocorrerá pela primeira vez no Rio Grande do Norte e será realizada entre os dias 05 e 09 de dezembro de 2022. A programação será realizada no Hotel Garbos, em Mossoró, e é promovida pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

A reunião está sendo organizada pelos Programas de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água (PPGMSA) e em Fitotecnia (PPGFITO) da UFERSA. Além disso, a programação conta com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), que são instituições coorganizadoras.

Com a temática “Saúde do Solo, Sustentabilidade e Avanços na Agricultura do Nordeste”, o município de Mossoró será o cenário para a discussão dos principais avanços e o aprimoramento dos caminhos a serem seguidos pelos produtores, técnicos e cientistas no campo da Ciência do Solo e áreas correlatas. Ao longo do evento, estarão reunidas empresas do setor produtivo, estudantes, empresários, professores e pesquisadores, profissionais de cooperativas e revendas agrícolas. São esperados mais de 600 participantes durante cinco dias.

Carolina Malala é presidente da VII Reunião Nordestina de Ciência do Solo (foto: cedida/arquivo pessoal)

A programação será distribuída em mesas redondas e painéis ministrados por renomados palestrantes de diversas instituições de pesquisa do Brasil. Haverá também a apresentação de sessões orais e pôsteres dos principais trabalhos de pesquisa desenvolvidos na área da Ciência do Solo. Neste ano, a VII RNCS será realizada concomitantemente com a I Workshop de Tecnologia de Insumos Agrícolas (I WTIA), também organizado pelo PPGMSA e PPGFITO da UFERSA. Com a temática “Fertilizantes: Soluções para os Cultivos no Nordeste Brasileiro”, esta novidade visa aproximar a academia do setor produtivo por meio da troca de saberes e divulgação das atividades realizadas pelas empresas e instituições de pesquisa.

A Professora Carolina Malala Martins Souza, presidente do evento, destaca a importância da RNCS para o desenvolvimento da agricultura no nordeste brasileiro. “Em síntese, os dois eventos propõem o debate com principal objetivo de buscar soluções para a agricultura nordestina, com foco na sustentabilidade dos sistemas. A interação entre pesquisa, extensão e gestão pública possibilitará debater in loco as demandas e soluções para o uso sustentável dos solos nos diferentes biomas da região e atualiza a comunidade científica sobre as principais tecnologias utilizadas e os desafios para o desenvolvimento da agricultura na região”, relatou a docente.

Mais informações em www.rncs2022.com.br