Evento traz para Mossoró a linguagem científica por meio do teatro

Arte e Cultura, Extensão 30 de novembro de 2022. Visualizações: 996. Última modificação: 30/11/2022 11:56:41

Grupo “FANATicos da Química”, da UERN abriu a programação apresentando a peça “Bichos arretados e onde habitam”. Uma encenação que traz reflexão sobre preservação dos biomas/Foto: Eduardo Mendonça

Pela segunda vez, a cidade de Mossoró sedia o ‘Ciência em Cena’, evento que entra na XV edição com a proposta de mostrar a ciência com arte. São espetáculos teatrais que abordam temáticas científicas. A abertura aconteceu nesta quarta-feira, 29, no Teatro Dix Huit Rosado, em Mossoró, prosseguindo até a próxima sexta-feira, 02 de dezembro, com apresentações de grupos de divulgação científica de várias partes do país. A abertura contou com a apresentação de violão infantil do NAC/UFERSA e do poeta mossoroense, Antônio Francisco

Professor Francisco Souto/Foto: Eduardo Mendonça

Para o coordenador do ‘Ciência em Cena’, o professor da UFERSA Francisco Souto, a grande importância do evento é potencializar a divulgação das pesquisas facilitando o entendimento de temas científicos para a população. “É uma forma mais sistemática e efetiva na perspectiva de conversar com a população, ou seja, se fazer compreender possibilitando que as pessoas articulem os conceitos científicos no cotidiano diário, possibilitando a identificação do cidadão com a ciência”, afirmou o professor Souto que ministrou a palestra de abertura com o tema: Para uma educação sensível, por favor, teatro, ciência e divulgação científica.

“FANATicos da Química é atração do primeiro dia/Foto: Eduardo Mendonça

O grupo “FANATicos da Química”, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), abriu a programação apresentando a peça “Bichos arretados e onde habitam”. Uma encenação que traz, com muito humor, a reflexão sobre o problema de temas ambientais e a importância da preservação dos biomas.

A abertura foi prestigiada por autoridades acadêmicas, entre elas, o pró-reitor de extensão e cultura da UFERSA, professor Paulo Gustavo, que ressaltou a importância de Mossoró, com o apoio das instituições de ensino superior, sediar o ‘Ciência em Cena’. “A UFERSA está sempre disposta a apoiar eventos dessa natureza que tem a arte cênica como ferramenta de conexão, possibilitando a aproximação das pessoas com a ciência”, pontuou o professor Paulo Gustavo.

Professor Paulo Gustavo, pró-reitor de extensão e cultura da UFERSA/Foto: Eduardo Mendonça

Por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, conta com o Projeto Baobá de Divulgação Científica, contando atualmente com a participação de 16 estudantes da Licenciatura Educação do Campo, sob a coordenação do professor Francisco Souto. “A UFERSA tem possibilitado um grande incentivo ao disponibilizar infraestrutura, principalmente, na potencialização do projeto de teatro de temática científica, com o apoio das ações do grupo voltadas para a divulgação científica em Mossoró e Região”, frisou Souto.

O professor adiantou que qualquer estudante da UFERSA pode participar da Companhia Baobá de Teatro Científico. Para isso, é só entrar em contato e se integrar das formações, ensaios e espetáculos (https://www.instagram.com/teatrobaobaufersa/) . O Baobá realiza apresentações nas escolas de ensino fundamental e médio localizadas na zona rural.

Confira, abaixo, a programação desta quarta e quinta-feira, do ‘Ciência em Cena’, que tem entrada franca.

Abertura Ciência em Cena