Estudantes de três cursos da UFERSA prestam ENADE

Ensino, Estudante 28 de novembro de 2022. Visualizações: 597. Última modificação: 28/11/2022 11:22:53

Estudantes foram recepcionados com água e chocolates pelos coordenadores dos cursos de Administração, Direito e Contábeis/Foto: Cedida

Estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido participaram neste domingo das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE. Segundo a pró-reitora de graduação da UFERSA, professora Kátia Cilene, 286 discentes da instituição de inscreveram no ENADE 2022 que ocorreu em clima de tranquilidade. As provas foram aplicadas neste domingo, 27, nas dependências da UFERSA com a participação de estudantes de outras instituições de ensino superior.

Os estudantes da UFERSA foram recepcionados com água e chocolates pelos coordenadores dos cursos de Administração, os professores Fábio Nobre e Ana Lúcia Brenner; Ciências Contábeis, Kleber Formiga e Kallyse Freire e, Direito, o professor Rodrigo Vieira, além da pró-reitora de graduação, professora Katia Cilene e de alguns professores dos cursos que se voluntariaram. “O ENADE é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, aplicado aos alunos de ensino superior e usado como um dos indicadores de avaliação da qualidade dos cursos nas universidades”, explicou a professora Kátia Cilene.

Professores foram desejar sucesso aos participantes do ENADE/Foto: Cedida

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Eles formam um conjunto avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras.

O objetivo do exame é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. O exame é obrigatório para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas ligados às áreas de avaliação da edição.