I Semana Mossoroense de Justiça Restaurativa é realizada na UFERSA

Ensino, Estudante, Eventos 24 de novembro de 2022. Visualizações: 451. Última modificação: 25/11/2022 07:35:38

No segundo dia de atividades, outra mesa foi promovida para novos debates, com o tema “Justiça Restaurativa”, no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura/Foto: Assecom

Prosseguindo até essa sexta-feira, 25 de novembro, A Semana Mossoroense de Justiça Restaurativa (SEMJUR) estreia sua primeira edição com palestras e minicursos distribuídos por toda sua programação. A atividade organizada pelo Grupo de Extensão Direitos Humanos na Prática (DH na Prática) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) objetiva fomentar o debate sobre esse método de justiça, que se baseia no diálogo plural e na comunicação não violenta.

O coordenador do projeto, professor Ramon Rebouças aprofunda as informações sobre a ideia do evento. “O intuito tem sido articular toda a cidade, para que a gente consiga construir em Mossoró o que chamamos de um sistema restaurativo. Para que todos os atendimentos, as políticas públicas, percebam que tratar pessoas e tratar conflitos pela abordagem restaurativa é muito mais humanizador, democrático, e portanto, valoriza a dignidade da pessoa humana”, pontuou.

SEMJUR é uma ação do Grupo de Extensão Direitos Humanos na Prática/Foto: Assecom

Em sua primeira noite, a I SEJUR contou com uma Mesa de Abertura, com o tema “Trocando as lentes: a Justiça Restaurativa como meio de acesso à Justiça”, que contou com os convidados Anderson Quirino (AJURIS), Cíntia Freitas (UERN), Albenes Bezerra (UFERSA) e Gabriel Freitas (FCRN).

“A ideia da justiça reconstrutiva, da comunicação não violenta e toda essa área, envolve muito uma coisa mais pessoal, não tão formal, onde você é voluntário para falar e expor suas ideias. E ontem foi o que aconteceu, os palestrantes exploram suas ideias, com uma conversa sobre esse assunto que é tão importante”, revela Luana Gabriela, participante do projeto de extensão, sobre o seu sentimento de encanto com a abertura do evento.

Já no segundo dia de atividades, outra mesa foi promovida para novos debates, com o tema “Justiça Restaurativa: do processo judicial ao ambiente comunitário” composta pelos convidados, Islamara da Costa (pedagoga), Elanne Canuto  e Jairo Ponte (UFERSA).

Além das programações que reúnem todos os participantes, estão sendo realizados grupos de trabalhos com três diferentes temas e também oito minicursos, oferecidos durante os turnos matutino e vespertino no último dia de evento.

Gabriel Vitor, também participante do DH na Prática, comenta sobre o processo de desenvolvimento do evento. O estudante conta que os alunos de Direito já sonhavam em produzir a atividade, em consonância com a Semana Nacional de Justiça Restaurativa, que acontece por todo o país anualmente em novembro.

O evento obteve mais de 70 inscrições, com a adesão mais notável de pessoas vindas do Ministério Público, advogados e estudantes de diversas instituições. “Estamos muito honrados em tratar esse tema e fazer ele conhecido em toda Mossoró”, adiciona Alessandro Amaral, integrante do projeto de extensão e parte da organização. Confira toda a programação no Instagram https://www.instagram.com/dhnapratica/

Comissão organizadora da Semana Mossoroense de Justiça Restaurativa (SEMJUR) que acontece na UFERSA até sexta-feira, 25/11/Foto: Assecom