Comitiva da AEB visita UFERSA nesta quinta-feira

Gestão 24 de novembro de 2022. Visualizações: 172. Última modificação: 24/11/2022 11:03:20

Engenheiro Carlos Augusto, presidente da AEB/Foto: Divulgação

Uma comitiva da Agência Espacial Brasileira – AEB – estará na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A visita, que vai ocorrer às 15h, na Sala dos Conselhos, no Prédio da Reitoria, é para tratar da parceria que vem sendo firmada entre à UFERSA e o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A comitiva é composta pelo presidente da AEB, o engenheiro Carlos Augusto Teixeira de Moura e, o chefe da Assessoria de Cooperação Internacional, Pericles Riograndense Cardim da Silva.

Na ocasião, serão discutidos assuntos relacionados ao inventário INPE e UFERSA,  Termo de Cessão de Uso, Plano de Trabalho, Capacitações na NASA e, eventos técnicos e científicos de interesse mútuo das duas instituições.

Atualmente, a docente da UFERSA do Campus Pau dos Ferros, Thatyara Freitas, participa de curso introdutório sobre nanosatélites, através da plataforma e acompanhamento da AEB, com o objetivo de ampliar conhecimentos e aumentar a interação com profissionais que desenvolvem atividades voltadas ao desenvolvimento de satélites de pequeno porte. “No ano passado, consegui participar de outro curso (GLOBE 2021), promovido pela AEB em parceria com a NASA, que contribuiu bastante com minha formação”, adiantou.

Professora Thatyara Freitas, UFERSA Pau dos Ferros/Foto: Assecom

Dentro dessa mesma perspectiva, entre os dias 07 e 10 de novembro do corrente ano, a professora Thatyara Freitas, participou em Brasília, do 5º Workshop Latino-americano de CubeSats e o 3º Simpósio Latino-americano de Pequenos Satélites, organizados pela Academia Internacional de Astronáutica (IAA), a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento contou com cerca de 200 inscritos entre pesquisadores, físicos, engenheiros, estudantes e empresas com interesse em discutir o desenvolvimento da tecnologia espacial, com ênfase nos versáteis e inovadores pequenos satélites e cubsats.

“Participei do evento e acompanhei as discussões a respeito do tema, representando a UFERSA, a convite da AEB, que vem procurando se inserir cada vez mais nessa área”, afirmou a docente que também acrescentou o apoio dado pela instituição para a consolidação de futuros projetos nessa área do conhecimento,