
Novos docentes bolsistas de produtividade do CNPq são do Centro de Ciências Agrárias da UFERSA/Foto: Cedidas
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) divulgou o resultado das bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e quatro novos docentes da UFERSA estão na relação de contemplados, além de outros quatro professores que renovaram a bolsa.
A professora Márcia Michelle de Queiróz Ambrósio e os professores Francisco Vanies da Silva Sá, Matheus Ramalho de Lima e Raimundo Alves Barreto Júnior, todos do Centro de Ciências Agrárias, são os novos pesquisadores contemplados. Todos os professores citados participam de Programas de Pós-graduação da UFERSA. No mesmo edital, os professores Alexandre Rodrigues Silva, Leilson Costa Grangeiro e Reginaldo Gomes Nobre tiveram suas bolsas PQ renovadas pelo CNPQ.
Com o resultado, a UFERSA passará a 26 bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Glauber Henrique de Sousa Nunes, o resultado demonstra o crescimento da qualidade das pesquisas realizadas na UFERSA para o desenvolvimento do Semiárido brasileiro. Segundo o pró-reitor a concessão da uma bolsa PQ é o reconhecimento de um trabalho contínuo e de qualidade realizado pelo docente. “Este é um dos melhores momentos em termos de contingente de bolsistas PQ da nossa instituição. Com o resultado a UFERSA teve um aumento de 18,18% de bolsistas. Além da ampliação de bolsistas de produtividade, tivemos dois bolsistas que subiram de nível”, afirmou Glauber.
As Bolsas PQ são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa.