Seminário aborda linguagem, educação e antirracismo

Eventos, Extensão 22 de novembro de 2022. Visualizações: 328. Última modificação: 22/11/2022 16:00:31

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido vai realizar nos dias 24 e 25 de novembro, o I Seminário de Linguagem, Educação e Antirracismo. Trata-se de um evento híbrido com o primeiro dia com transmissão online pelo Canal Transmissão da UFERSA, com a Conferência de abertura às 19h da quinta-feira, 24, com o tema: “Saberes Populares e acadêmicos: linguagem, educação e antirracismo”, a ser proferida pela professora doutora Matilde Ribeiro da UNILAB, Campus Redenção, CE. Para participar basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=gEvUQN1SQEY

Na sexta-feira, 25, o Seminário prossegue no formato presencial, no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFERSA Campus Leste, com o credenciamento de inscritos a partir das 7h, e participantes até a capacidade do auditório de 100 pessoas.

CONFERENCISTA – A professora doutora Matilde Ribeiro Matilde Ribeiro é graduada em Serviço Social (1983), mestre em Psicologia Social (1999) e Doutora em Serviço Social (2013) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Desde 2014 é professora adjunta da UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Brasileira (Instituto de Humanidades/Curso de Pedagogia), coordena o Grupo AMANDLA – Estudo, Pesquisa e Extensão em Política Pública de Raça/Etnia; Gênero, Desenvolvimento e Territorialidade.

Publicou o livro  Política de Promoção da Igualdade Racial no Brasil (1986 – 2010) pela Editora Garamond Universitária/Rio de Janeiro (2014). Em 2021 recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela UFABC – Fundação Universidade Federal do ABC. No período de 2003 a 2008 exerceu o cargo de Ministra da SEPPIR – Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Governo Federal).

Matilde Ribeiro também integra o Conselho da Revista Estudos Feministas e o Conselho AFRICA/Instituto Lula. Coautora do livro  O Serviço Social e o Combate ao Racismo Diálogos pela Editora Nova Práxis/Curitiba (2019) e organizadora do livro – As políticas de Igualdade racial: reflexões e perspectivas pela Editora Fundação Perseu Abramo (2012). Na Revista Estudos Feministas – Universidade Federal de Santa Catarina/Centro de Comunicação e Expressão é co-organizadora do Dossiê: 120 anos da Abolição – um processo ainda inacabado (1999) e do Dossiê: Mulheres Negras (1995).

A experiência profissional concentra-se na área de gestão pública (políticas de gênero e raça); docência em nível superior em instituições públicas e privadas; e, assessoria a Movimentos Sociais. A militância politica desenvolve-se junto ao movimento negro, de mulheres negras e feministas.

Acompanha a programação abaixo: