UFERSA lança editais para curso EaD em Serra de São Bento

EAD, Gestão 21 de novembro de 2022. Visualizações: 2276. Última modificação: 21/11/2022 09:13:00

Lançamento do Edital para graduação em dois cursos na modalidade a distância foi prestigiado pela comunidade de Serra de São Bento/Foto: Assecom

No último fim de semana, a reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, deu largada para a instalação do Campus Serra de São Bento. Incialmente, com dois cursos de educação a distância (EaD): Matemática, com 50 vagas e, Computação, com 66 vagas. O anúncio do início das atividades do mais novo Polo Ead da UFERSA aconteceu no espaço cedido pelo município para o funcionamento do futuro campus no município da Região Agreste. Além das duas graduações os Polos de Educação a Distância da Universidade vão oferecer vagas para pós-graduação lato sensu em Atendimento Especializado e, Tecnologias Educacionais.

Vice-prefeito Eduardo Pereira agradeceu o empenho da gestão para o Polo EaD da UFERSA/Foto: Assecom

Durante o lançamentos dos editais, a reitora professora Ludimilla Oliveira, ressaltou a importância da Universidade começar suas atividades também na Região Agreste, que pertence ao semiárido, mas que apresenta um bioma diferenciado da caatinga. “Por ter um clima mais ameno, a 450 metros acima do nível do mar, trazendo para Universidade um impacto nas pesquisas e na extensão, numa área serrana”, considerou.

Com a abertura oficial dos trabalhos do Polo Serra de São Bento, a professora adiantou que os novos estudantes EaD da UFERSA vão poder concorrer, a partir de dezembro, de um edital voltado para auxílio destinado a compra de computador. Serão contemplados 30 estudantes dessa modalidade de ensino, com auxílio no valor de R$ 2.999,00 para aquisição do equipamento. “Trabalhamos que todos os campi da UFERSA possam oferecer um ensino diferenciado nas Regiões Central, Médio e Alto Oeste e, a partir de agora na Região Agreste”, pontuou.

A Universidade também estará lançando nos próximos dias editais para contratação do coordenador do Polo Serra de São Bento, bem como para assistentes administrativos e para os tutores que vão atuar nas duas licenciaturas que estão sendo oferecidas: Matemática e Computação.

Reitora Ludimilla Oliveira visita instalações do Polo Serra de São Bento/Foto: Assecom

O lançamento do edital para as licenciaturas EaD no novo polo contou com a participação de autoridades e da população de Serra de São Bento que comemoram a conquista. “Um alegria imensa, pois sou professor e para essa conquista sofri muito pelas dificuldades que enfrentei para me graduar. A chegada da UFERSA representa um passo importante para o desenvolvimento da nossa região e os nossos jovens já estão prestando o ENEM com o objetivo de ingressar na Universidade”, afirmou o vice-prefeito de Serra de São Bento, Eduardo Pereira.

O mesmo sentimento é compartilhado pelo presidente da Câmara Municipal, Manoel Rodrigues, que ressaltou as características peculiares da região como diferencial para receber um campus da Universidade. “É um interesse de toda a região pegando também parte do Brejo e do Curimataú paraibano que ainda é carente da oferta do ensino superior. A UFERSA não será apenas de Serra de São Bento, mas uma conquista de todo o Trairi”, ressaltou.