Lançamento do livro 40 horas de Angicos encerra Festival Literário da Ufersa

Arte e Cultura 21 de novembro de 2022. Visualizações: 190. Última modificação: 21/11/2022 18:55:13

O primeiro Macambira – Festival Literário promovido pela universidade nos dias 16 a 18 de novembro, recebeu a comunidade acadêmica e sociedade em geral para uma vasta programação cultural integralmente gratuita.

Na noite de abertura, dia 16, o bate papo-papo com o poeta cearense Maílson Furtado Viana, vencedor do Prêmio Jabuti 2018 nas categorias Poesia e Livro do Ano, discutiu questões relacionadas à produção independente. Na noite do dia 17, a mesa formada pelo escritor José Almeida Júnior, vencedor do Prêmio Sesc e finalista dos prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura, e o jornalista Moises Albuquerque abordaram temáticas relacionadas à produção literária do romance histórico.

Já na terceira noite, os jornalistas Higo Lima, Passos Júnior e Renata Jaguaribe apresentaram o livro “40 Horas de Angicos – memórias dos alunos de Paulo Freire no RN”, que resgata as lembranças de 19 estudantes da experiência de alfabetização levada pelo educador Paulo Freire a Angicos em 1963.

Em sua fala, o jornalista Passos Júnior ressaltou a riqueza dos depoimentos e da importância desse projeto em Angicos, que é considerado a gênese da teoria pedagógica freiriana, fala ressaltada pela também autora Renata Jaguaribe. “Passe o tempo que passar, o conteúdo permanece relevante pela sua importância histórica a partir das palavras ainda lúcidas de seus personagens”, considerou.

Além do livro, a programação do Festival Macambira também contou com uma exposição fotográfica do projeto. Para Higo Lima, jornalista e um dos autores do livro, o protagonismo dado aos estudantes ainda vivo reafirma a importância do legado deixado pelo educador Paulo Freire. “Angicos tem uma importante história com a educação, sobretudo pautada na experiência freiriana e, mais recente, com a chegada da universidade. O documentário, o livro e a exposição são produtos que exaltam esse legado”, avalia Lima.

Sucesso de público, o Festival Macambira é um marco na agenda cultural da Ufersa. “Eventos como esses é de extrema importância, pois ajudam a formação pessoal e cultural dos participantes”, conclui o professor Paulo Gustavo, pró-reitor de Extensão e Cultura da Ufersa.

Acompanhe AQUI como foi o evento.

Lançamento do livro "40 Horas de Angicos" encerra programação do Macambira - Festival Literário