Aluno da UFERSA faz parte da equipe de transição

Reconhecimento, Responsabilidade Social 21 de novembro de 2022. Visualizações: 538. Última modificação: 22/11/2022 10:15:14

Nilson Florentino continua sua trajetória na UFERSA como aluno de pós-graduação (foto: cedida/arquivo pessoal)

O aluno egresso do curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc) da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), Nilson Florentino Júnior, é um dos integrantes da equipe de transição do governo federal no segmento Juventude. Ele foi oficialmente convidado no dia 14 de novembro e vai trabalhar por cerca de um mês na elaboração de um diagnóstico para a futura Secretaria Nacional de Juventude.

De acordo com Nilson, ter passado pela UFERSA foi um passo fundamental para a construção de sua história de emancipação e comprometimento com causas sociais. “Foi uma das melhores experiências que tive na vida e de grande valia”, afirma. “A UFERSA pra mim foi como uma mãe, me colheu durante o período da graduação, onde aprendi a fazer pesquisa, aprendi muito com os projetos de extensão da universidade que participei e também conheci pessoas incríveis, desde de discentes até o corpo técnico e docente”.

A trajetória de Nilson Florentino na UFERSA continua, agora como estudante do curso de pós-graduação em Gestão Pública. Para ele, a universidade tem um papel fundamental na oferta de um caminho de superação das desigualdades. “A UFERSA tem um papel estratégico nesse processo de chegar junto destas juventudes, pois a existência de um Restaurante Universitário de qualidade e uma biblioteca com livros, computadores e internet contribui muito na transformação social”, detalha Nilson Florentino. “Digo isso pois, se não fosse esses equipamentos e muitos outros que utilizei, não teria conseguido esse processo de emancipação. A instituição vive uma realidade de muitos jovens que não tem as condições mínimas para o estudo e ou são os primeiros da sua família a entrar numa universidade, que foi o meu caso”.

Na equipe de transição, ele diz que já sente a responsabilidade de representar os interesses dos jovens que mais dependem das políticas públicas. O convite “representa muito responsabilidade”, diz ele. “Terei de contribuir na transição de um governo que terá que articular políticas públicas para mais de 54 milhões de jovens”. De acordo com Nilson, o segmento no qual irá atuar é desafiador por muitos motivos. “Infelizmente as juventudes no último período foram atingidas por uma série de desmontes das políticas públicas, desde das políticas de emprego e renda até as de educação”, afirma.

Atualmente, Nilson Florentino Junior é subcoordenador de Articulação Institucional da Juventude na Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh) e secretário nacional adjunto da Juventude do Partido dos Trabalhadores (PT).