Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Seminário Internacional de Cuidados Intermediários discute Assistência Hospitalar

Eventos, Saúde 18 de novembro de 2022. Visualizações: 570. Última modificação: 18/11/2022 17:16:10

Solenidade de lançamento foi realizada nesta quinta, dia 17 de novembro (foto: cedida/arquivo pessoal)

Para discutir os cuidados com a saúde, mais especificamente a assistência hospitalar, aconteceu nesta quinta-feira, 17, no Auditório Amâncio Ramalho, Reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-árido, a abertura do II Seminário Internacional de Cuidados Intermediários. O evento foi marcado pela presença de autoridades estaduais e municipais, além de autoridades da saúde, comunidade acadêmica da UFERSA e público externo.

A abertura do evento contou com acesso livre do público e apresentou o projeto que deverá auxiliar os municípios da 2°, 6° e 8° Regiões de Saúde do Estado na qualificação dos hospitais de pequeno porte e unidades mistas de saúde, aumentando a resolutividade do sistema e fortalecendo o processo de trabalho das equipes da Estratégia de Saúde da Família.

Sobre o tema do seminário, a coordenadora do curso de Medicina da UFERSA e coordenadora do evento, Andrea Taborda, explicou que os Cuidados Intermediários são uma proposta relativamente nova. “A gente está seguindo o modelo Italiano de hospitais comunitários”, adiantou.

Para a professora de Medicina, já houve um projeto anterior aqui no Brasil, que foi um projeto feito em Niterói, com apoio da região da Emilia Romagna. “É uma experiência de criar um espaço dentro da rede de saúde que funciona como um espaço da ampliação da atenção básica, como um centro formativo para internar pacientes que não são de tão alta complexidade, para ir para um hospital regional, como o Tarcísio Maia, mas que precisam de algum lugar de cuidado”, explicou.

Ainda segundo a professora Andrea Taborda, ao mesmo tempo esse lugar faz uma conexão da parte hospitalar com a atenção básica na proposta de protocolos que não são só médicos, são protocolos clínicos com equipe multidisciplinar.

Participantes do II Seminário Internacional de Cuidados Intermediários no segundo dia de atividades (foto: cedida/arquivo pessoal)

Sobre o projeto, a professora destacou que, desde o ano passado, existe a articulação com 12 municípios aqui da região, da 2ª, 8ª, 6ª regiões de saúde, que trabalham com hospitais de pequeno porte e que precisam de um novo arranjo para se tornarem mais efetivos no cuidado aos seus pacientes.

“Esses foram os 12 municípios, inicialmente, aos quais fizemos visitas anteriores com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado (SESAP), professores da UFERSA, de pessoas da Residência da UERN, entre outros, e que toparam participar desse projeto e agora conseguimos fazer a cooperação internacional, inclusive de apoio formativo, para essa experiência piloto que ao longo do próximo ano vai ser desenvolvida”, pontuou.

A programação de abertura contou com apresentação cultural de artistas locais, apresentação da Rádio Livro, mesa redonda, exposições e debates. Já o segundo dia será marcado por exposições, rodas de conversas e oficinas.

Para mais informações acesse o site oficial do II Seminário Internacional de Cuidados Intermediários.