Ufersa recebe visita de pesquisadora israelense

Internacionalização, Meio Ambiente, Pesquisa 16 de novembro de 2022. Visualizações: 432. Última modificação: 16/11/2022 16:06:01

A pesquisadora israelense Noemi Tel-Zur e a professora Juliana Lichston, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em visita ao experimento com Pitaya no pomar didático da UFERSA (foto: cedida/arquivo pessoal)

A pesquisadora Noemi Tel-Zur, da Ben-Gurion University of the Negev, de Israel, esteve em Mossoró no dia 11 de novembro para visitar instalações da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA). Noemi Tel-Zur conduz trabalhos com espécies adaptadas às condições de estresse hídrico. Dentre as culturas de interesse do seu trabalho está a Pitaya, espécie de comprovada importância econômica.

A visita da pesquisadora de Israel é mais um passo para a aproximação da UFERSA com universidades israelenses. Desde 2021, a atual gestão tem se aproximado de instituições públicas e privadas daquele país com o objetivo de promover ações de cooperação.

Na última quinta-feira, dia 11, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFERSA, professor Glauber Henrique de Sousa Nunes, recebeu a pesquisadora Noemi Tel-Zur e a professora Juliana Lichston, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Na ocasião foram discutidos futuros projetos que permitirão o intercâmbio de discentes e docentes, bem como o desenvolvimento de pesquisas que promovam a qualidade das atividades científicas na UFERSA.

De acordo com o professor Glauber, a ideia é promover uma ampla parceria, que envolva aspectos como qualificação docente e discente, ampliação da internacionalização e, sobretudo, a transformação do Estado potiguar em termos de agricultura.

“Nós pensamos um projeto amplo que envolva todas as instituições de ensino e pesquisa do Estado, bem como o setor produtivo e o Governo Estadual para mudar a realidade do Rio Grande do Norte. Israel é um exemplo de sucesso na produção de alimentos no deserto do Negev, com menos de 100 mm/ano de chuva. Pretendemos buscar toda essa experiência em prol do desenvolvimento do nosso estado”, disse o pró-reitor.

Nos próximos meses, a UFERSA tem planos de enviar uma comitiva a Israel com o objetivo de visitar as instalações da Ben-Gurion University of the Negev de Israel e também empresas privadas localizadas no país, com o objetivo de definir parceria de pesquisa e inovação.