Equipes da UFERSA se destacam na etapa Nordeste da Baja SAE

Esporte, Eventos 9 de novembro de 2022. Visualizações: 822. Última modificação: 09/11/2022 14:30:09

Um momento de competição da etapa Nordeste da Baja SAE (foto: arquivo pessoal/cedida)

As equipes Cactus Baja e Caraubaja SAE, da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), conquistaram posições entre as cinco melhores equipes, o TOP FIVE, da 15° edição da Baja SAE – Etapa Nordeste. A competição aconteceu entre os dias 03 a 06 de novembro, em Camaçari (BA), e contou com a participação de 39 discentes da UFERSA.

O programa Baja SAE BRASIL oferece a estudantes de diversos cursos a oportunidade de se envolver com um caso real de desenvolvimento de um veículo OFF ROAD, incluindo sua concepção, planejamento, construção e testes.

Na competição realizada na Bahia, a equipe Caraubaja contou com 19 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Ciência e Tecnologia e com a participação do servidor Samir Adson Ferreira de Sena e dos professores Diego David Silva Diniz e Jackson de Brito Simões. Já a equipe Cactus Baja contou com 20 discentes dos cursos de graduação em diferentes engenharias e do bacharelado em Ciência e Tecnologia.

No total, a equipe Caraubaja SAE somou três troféus durante a competição, ficando em 1º Lugar nas provas de velocidade máxima e de suspensão, e em 3º Lugar nas provas de tração, aceleração e enduro (prova de resistência). Com estes resultados, foi possível alcançar o 5º lugar geral de todas as equipes participantes.

Em seus resultados, a equipe Cactus Baja conquistou seis troféus, sendo três em primeiro lugar e três em segundo lugar. Desde 2017, a equipe não havia participado da fase final da Baja SAE.

Ao todo, a equipe conquistou o 1° lugar nas seguintes categorias: no Super Prime, uma disputa entre dois carros em pista, na qual a habilidade dos pilotos também é avaliada; na prova de velocidade máxima, após empate com a Caraubaja; e na avaliação de manobrabilidade.

Ainda no pódio, a Cactus Baja atingiu o 2° lugar em aceleração e apresentação técnica. Unindo as vitórias, a equipe se colocou no 4° lugar da competição geral.

As equipes Cactus Baja e Caraubaja em Camaçari (BA), durante a 15° edição da Baja SAE – Etapa Nordeste (fotos: arquivo pessoal/cedida)

Os professores Diego David e Jackson Simões, da Caraubaja SAE, relataram a importância do engajamento dos discentes nesse projeto e a relevância acadêmica dos mesmos. “Agradecemos a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE), Diretoria do campus Caraúbas e à Reitoria por não medir esforços para apoiar na realização desse projeto”, adicionam.

Zoroastro Vilar, um dos professores responsáveis pela equipe Cactus Baja, também expressa sua gratidão. “É importante registrar os nossos agradecimentos ao apoio recebido por parte da Reitoria, da PROEC, e da direção do Centro de Engenharias. E, por fim, parabenizar os nossos discentes, que são os principais protagonistas desse projeto, sendo atribuído a eles os bons resultados da equipe”.