Semana Lixo Zero promove ações de conscientização

Eventos, Meio Ambiente 8 de novembro de 2022. Visualizações: 348. Última modificação: 08/11/2022 14:13:56

Estudantes do curso de Medicina Veterinária visitaram o Abrigo Temporário de Resíduos e a Usina de Compostagem da UFERSA. Programação segue até sábado, dia 12 (foto: Assecom)

Começou nesta segunda, dia 7, a semana Lixo Zero UFERSA. Com atividades de conscientização sobre a destinação correta de resíduos, formas de consumo e tecnologias disponíveis para tratamento de lixo, a programação acontece em paralelo com outras iniciativas na cidade de Mossoró (RN).

A professora Diana Lunardi, presidente do Plano de Gestão de Logística Sustentável da UFERSA, conta que a proposta é conscientizar diferentes setores da população sobre a importância da destinação correta do lixo. “É uma semana de aprendizado também, então tem vários setores que nesta semana estão ministrando cursos, capacitações e assinando termos de cooperação”.

Na UFERSA, a programação da Semana Lixo Zero teve início com uma visita de estudantes do curso de Medicina Veterinária ao Abrigo Temporário de Resíduos que está localizado no campus Leste, em Mossoró. Cerca de 20 estudantes participaram da atividade, que foi encerrada na Usina de Compostagem.

“O objetivo é apresentar para a população todas as estratégias que a gente tem de gerenciamento de resíduos e convidar as pessoas a participar desse gerenciamento de forma adequada”, explica Diana Lunardi. “Separando, destinando de forma adequada, consumindo um pouco menos pra gente gerar menos resíduos, mas também disseminando tecnologias que nos ajudam a dar um destino mais adequado”, enumera.

Na quinta, dia 10, será a vez de estudantes do curso de Zootecnia da UFERSA e de alunos da Escola Estadual Maria Stella Pinheiro Costa vão visitarem o Abrigo Temporário de Resíduos. As atividades de conscientização prosseguem no sábado, dia 12, com uma formação que será oferecida a funcionários terceirizados da UFERSA.

Além da destinação correta dos resíduos gerados pelos diversos setores da universidade, o Plano de Gestão de Logística Sustentável da UFERSA também inclui o acompanhamento do fornecimento de energia elétrica e água e a promoção de ações de educação ambiental, de conservação da biodiversidade e de qualidade de vida no ambiente de trabalho.