Olimpíada de Educação Financeira: UFERSA sedia etapa nacional de competição

Estudante, Extensão 8 de novembro de 2022. Visualizações: 303. Última modificação: 08/11/2022 14:24:03

Os estudantes Kallyo Santos e Lara Toledo, do sexto ano do Ensino Fundamental, que participaram da competição (foto: Assecom)

Foi realizada no dia cinco de novembro, no campus Leste da UFERSA em Mossoró, a quarta e última fase da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF). Participaram desta etapa os estudantes medalhistas da etapa estadual da competição, ocorrida no dia 22 de outubro. Ao todo foram classificados 62 estudantes de escolas públicas e particulares das cidades de Mossoró, Upanema e São Miguel.

“A gente também vê que existe uma necessidade muito grande no nosso país de as pessoas aprenderem a lidar com as finanças, ter uma conhecimento melhor nessa área”, diz o empresário Ilton Cesario, que junto com a esposa Flávia Freitas veio acompanhar a filha Larissa Kelly Freitas Soares, do 5º ano. Moradores do município de São Miguel, eles fizeram uma viagem de cerca de três horas para garantir a participação da estudante na competição. “Eu acho que é uma oportunidade pra ela e que nós precisamos motivá-la a participar”, afirma Flávia.

O empresário Ilton Cesario e a esposa Flávia Freitas vieram de São Miguel para acompanhar a filha (foto: Assecom)

Os estudantes Kallyo Santos e Lara Toledo, do sexto ano do Ensino Fundamental, participaram da competição pela primeira vez e ficaram empolgados com o formato da olimpíada. “Eu tô achando muito legal porque a gente conhece pessoas novas e tem novas experiências”, diz Lara. “É muito legal ver que a gente vai avançando de nível e que cada fase vai ficando mais difícil”, conta Kallyo.

O coordenador da Regional de Mossoró na OBEF, professor Kleber Formiga (foto: Assecom)

O coordenador da Regional de Mossoró na OBEF, professor Kleber Formiga, diz que o principal desafio da quarta edição do evento foi a volta do formato presencial. “Está sendo desafiador para a comissão organizadora porque nós estamos de volta ao formato presencial e também com a proposta de receber os pais, já que tivemos muitas inscrições de alunos do primeiro e do segundo ano do Ensino Fundamental”, afirma Kleber, que é docente do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da UFERSA.

Já para o estudante Valter Fagundes, de Upanema, as provas conseguiram corresponder ao que os alunos inscritos esperavam. Ele diz que se preparou para participar da competição resolvendo provas de anos anteriores e assistindo a aulões sobre Educação Financeira na sua cidade. “Eu acho que a competição como um todo cumpriu tudo o que eu estava esperando”, diz o estudante.