UFERSA apresenta Parque Tecnológico do Semiárido no Go!RN

Gestão, Inovação 31 de outubro de 2022. Visualizações: 745. Última modificação: 31/10/2022 15:01:27

Reitora da UFERSA, professora Ludimilla Oliveira, apresenta para os participantes do Go!RN a proposta do Parque Tecnológico do Semiárido que será instalado na UFERSA em 2023/Foto: Assecom

A edição do GO!RN, o maior evento de inovação tecnológica do Estado do Rio Grande do Norte, realizado no último fim de semana em Natal, foi palco para o anúncio do Parque Tecnológico do Semiárido, a ser instalado no próximo ano (2023), nas dependências da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró. A apresentação foi feita pela reitora da UFERSA, professora Ludimilla Oliveira que estava acompanhada do coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFERSA, o administrador Júlio César e, o pró-reitor de extensão e cultura, o professor Paulo Gustavo.

Segundo a reitora Ludimilla Oliveira participar do Go!RN foi uma oportunidade para mostrar a toda à sociedade que a UFERSA também integra o grande ecossistema que envolve conhecimento, empreendedorismo, inovação, ciência e o mundo do trabalho. “Mais importante foi deixar a no Go!RN a marca que a UFERSA quer para o semiárido”, frisou a professora Ludimilla Oliveira. Essa foi à primeira apresentação do Parque Tecnológico do Semiárido num evento aberto.

Empresas interessadas em firmar parceria para instalação no Parque Tecnológico já podem procurar a UFERSA/Foto: Assecom

Estando sendo construída na UFERSA Mossoró e com 50% das obras concluídas, paralelamente, a Universidade iniciou o processo de captação de empresas parceiras para integrarem o Parque Tecnológico do Semiárido. “Já temos dois grandes empreendedores do RN que estamos firmando parcerias: a SG Agro e a Brisanet, empresas que trabalham com soluções voltadas para o semiárido e com o diferencial de trabalhar do menor para o maior”, exemplificou.

A reitora frisou ainda que as empresas interessadas em integrar o Parque Tecnológico devem procurar a reitoria da UFERSA para encaminhamento ao Núcleo de Inovação Tecnológico, o NIT, para iniciar as tratativas. A ideia é voltada para um empreendimento dentro da realidade dos quatro campi da UFERSA, ou seja, Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.

Durante dois dias, o GO!RN 2022 ocupou uma área de 6,5 mil metros quadrados do Centro de Convenções, com palestras, oficinas, minicursos, jogos digitais, painéis, desafios, hackathons, prototipagens, debates e outras atrações, em cinco eixos centrais: Empreendedorismo Inovador, Impacto Social, Startup, Tecnologia e Transformação Digital. O público estimado foi de seis mil pessoas nos dois dias do evento que é realizado pelo SEBRAE.